ESEEM | Expresividad, sentimiento y emoción (siglos XII-XV)

Descrição:
Expressão, sentimento e emoção servem como linhas de interseção que formam o ponto de partida para um estudo interdisciplinar da sociedade medieval tardia , tanto em termos de discursos de poder e sua receção quanto em termos de vida quotidiana, incluindo o desenvolvimento da individualidade, o equilíbrio entre o religioso e o profano, o fortalecimento dos laços de solidariedade grupal e as diversas respostas coletivas às diferentes situações geradas no final da Idade Média. Isso requer uma análise que considere a complexidade interdisciplinar, bem como uma forte perspetiva internacional.
O projeto de investigação propõe a realização de um estudo investigando expressão, sentimento e emoção nos seguintes moldes: o claustro monástico; literatura; onirologia literária; língua; devoção no quadro dos espaços eclesiásticos; cultos de santos; a instrumentalização do culto das imagens no poder político e municipal; musica e dança; a imagem do campesinato; expressão urbana; os processos de identificação coletiva; a formação em Studium Generale e seu ambiente; expressão popular, especialmente agressão; usos políticos do sentimento e emoção.
Parceiros: University of Lleida | CIDEHUS-UÉ
Investigadores do CIDEHUS: Hermínia Vilar
Financiamento : Agencia Estatal de Investigación. Ministerio de Economía y Competitividad del Gobierno de España | HAR2016-75028-P
Duração: 2017-2020