Notícias

Programação do segundo ciclo de entrevistas "Os arquivos em tempos de pandemia e a adaptação à nova normalidade", coordenado pelo investigador Paulo Batista
Publicado em 22.09.2020

Ricardo Agarez, investigador do CIDEHUS, professor do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora e membro do Conselho da European Architectural History Network, é o vencedor de uma bolsa Starting Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), no valor de aproximadamente um milhão e meio de euros com o projecto “Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985)”- ReARQ.IB.

Publicado em 03.09.2020

O projeto PISTA visa a transferência de conhecimento para os agentes do sector, no domínio do turismo sustentável. De modo a potenciar a valorização económica do conhecimento enquanto elemento estruturante dos processos de inovação e, consequentemente, estimular maior competitividade do cluster do turismo regional.

Publicado em 23.07.2020

HoST  é uma revista de acesso aberto com arbitragem científica, disponível em linha, publicada em inglês pela De Gruyter/Sciendo, em resultado de uma parceria de quatro unidades de investigação portuguesas (CIUHCTCIDEHUSInstituto de Ciências Sociais, e Instituto de História Contemporânea) lança seu Volume 14: 1.

Publicado em 03.07.2020

La Asociación Ibérica de Historia Ferroviaria (ASIHF) convoca el VIII Congreso de Historia Ferroviaria, que se celebrará en Lisboa durante los días 27-28-29 de octubre de 2021 en las sedes del ISCTE (CIES-IUL), el cual cuenta con el apoyo de la Universidade de Évora (CIDEHUS) y la Universidade NOVA de Lisboa (CIUHCT).

De 27.10.2021 | 09:00 a 29.10.2021

Preservar não é tudo. No que diz respeito aos arquivos é importante que estejam acesssíveis tanto fisica como digitalmente, com qualidade e o suporte de trabalho especializado

Publicado em 15.06.2020

O estudo das fontes existentes no Arquivo Nacional de Angola ainda não é muito conhecido para o estudo das fontes sobre os Caminhos de Ferro de Angola. Por tal razão, considera-se importante mostrar a comunidade científica esta alternativa que favorece restaurar a história.

Publicado em 12.06.2020

A investigadora Leonor Dias Garcia partilha suas experiências em diferentes arquivos portugueses, com destaque para o desafio da conservação dos documentos e a sua utilização em suporte digital

Publicado em 12.06.2020

A investigadora Ana Pereira Ferreira traz o relato em primeira pessoa sobre a utilização dos arquivos da Torre do Tombo na investigação em História Medieval.