Grupos de Investigação

G1 - MUDANÇAS SOCIETAIS

coordenação:  Mafalda Soares da Cunha

Este grupo tem uma forte componente de historiadores e demógrafos. Estuda, para diferentes cronologias, essencialmente as seguintes temáticas: minorias/diversidade cultural, hierarquias e mobilidade social; a reprodução e consolidação das desigualdades e representações sociais daí resultantes; raízes históricas das vulnerabilidades sociais e económicas; impacto das transformações ambientais; contextos de ação, racionalidades dos agentes e a resistência à mudança; o papel das condicionantes religiosas, institucionais e demográficas nas dinâmicas locais e globais.

Palavras-chave:  História social, política e económica; Demografia; História da Medicina e da Saúde; Minorias.

G2 - PATRIMÓNIOS, LITERACIAS E DIVERSIDADE CULTURAL

coordenação:  Ana Cardoso de Matos

O G2 congrega sobretudo estudiosos da cultura material e imaterial, bem como arquivistas, bibliotecários e investigadores da área do Turismo. Estuda as marcas histórico-patrimoniais deixadas pelas mudanças societais, incluindo quer o património material quer o imaterial e o textual. Procura estudar tanto os processos de patrimonialização, como as grandes infraestruturas produzidas pela tecnologia (fábricas, conventos, fortificações, rede de gás, etc) ou os saberes-fazer. Abarca ainda os legados textuais do passado à contemporaneidade e as formas de aprendizagem/fruição dos mesmos e de outras formas de património.

Palavras-chave:  Património Técnico e Industrial; Património Imaterial; Museologia; Literacias; Humanidades Digitais;Turismo.