Publicações

Constituem dois objectivos fulcrais do centro: a difusão dos resultados da investigação dos seus membros e o acesso aberto a esses conteúdos, com qualidade.

Neste sentido, desde cedo que o Centro promoveu a publicação de várias coleções de livros, a participação em periódicos científicos em diversas línguas e uma política ativa de interação e depósito no Repositório Digital de Publicações Científicas da Universidade de Évora.

O CIDEHUS edita, desde 2001, duas coleções de livros:

  • Bibliotecas - Estudos & Colóquios
  • Fontes & Inventários

Ambas admitem o suporte de papel e o e-book. Ultimamente privilegia-se este último formato, através do consórcio Internacional OpenEdition Books. As duas coleções têm arbitragem científica, no sistema double blind peer review . Desde Outubro de 2018 estas coleções estão em permanência abertas à submissão de livros de investigadores externos ao CIDEHUS.

O centro edita também, desde Maio 2016, uma série de working-papersCIDEHUS’ e-Working Papers .

Cada uma destas publicações tem um regulamento próprio, um Conselho Científico, um Conselho Editorial e um assessor. O Centro dispõe ainda de normas gráficas para os Autores.

O CIDEHUS encontra-se igualmente associado a quatro publicações periódicas:

  • e-Journal of Portuguese History
  • MIDAS - Museus e Estudos Interdisciplinares
  • Hamsa - Journal of Judaic and Islamic Studies
  • HoST - Journal of History of Science and Technology

Para além deste site, o meio mais fácil de consultar os textos editados pelos membros do CIDEHUS é através do Repositório de Publicações Científicas da Universidade de Évora  e do site da OpenEdition Books.