SCICITY | Science in the City

Descrição:

'Ciência na cidade' será o lema para envolver o público em geral em atividades de investigação e conhecimento científico, por forma a ajudar a responder às principais preocupações das comunidades urbanas, relacionadas com as mudanças globais e de maneira a melhorar a qualidade de vida nas próximas décadas. Este projeto pretende dar resposta aos crescentes níveis de preocupação da sociedade urbana, em particular dos jovens, de como superar as mudanças globais, preservando o património natural e cultural na tentativa de alcançar a sustentabilidade. Ao adotar esta visão para a Noite dos Investigadores Europeus, esta proposta pretende responder à investigação responsável e à inovação (RRI) e aos objetivos societais do programa-quadro da UE. Pretende, portanto, sensibilizar o público para a relevância da ciência para garantir a qualidade de vida no futuro e para colmatar o fosso entre os cientistas e a sociedade, dando aos investigadores a oportunidade de perceberem as principais preocupações dos cidadãos e de como estes veem e compreendem o seu trabalho. Envolvendo os jovens com a ciência, o projeto refletirá sobre essa problemática no contexto da preservação do património cultural.

O projeto abrangerá áreas urbanas em Portugal de norte a sul, contribuindo para envolver os atores sociais no processo de investigação e inovação.

Parceiros:  Câmara Municipal de Lisboa , Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril , ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa , NOVA.ID.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT , Universidade de Évora , Universidade de Lisboa , Universidade do Minho

Investigadores do CIDEHUS:   Antónia Fialho Conde

Financiamento:  European Commission /Horizon 2020-MSCA-NIGHT-2018