MEINPC | Matemáticas e Ingeniería: Nuevas Perspectivas Críticas (Siglos XVI-XX)

HAR2016-75871-R

Descrição:

O projeto pretende aprofundar e desenvolver um novo ponto de vista sobre a matemática e a engenharia na sociedade.

Centra-se o contexto espanhol, com toda a sua complexidade, e na relação com o contexto europeu e americano . A engenharia “científica” foi um processo de convergência e fusão da tradição matemática e das práticas artesanais, mecânicas e construtivas.

Os objetivos da investigação são: a) o desenvolvimento da matemática na Península Ibérica no século XVI; as instituições de formação civil e militar; os “cursos matemáticos” do século XVII ao XIX. b) Engenharia e património científico e técnico; as coleções tecnológicas e científicas em escolas técnicas e museus de ciências; a engenharia profissional e científica; engenharia e sustentabilidade: o caso da energia solar em diferentes países; engenharia e gênero: experiências pioneiras, principalmente na Espanha; pontos de vista comparativos entre a Europa e a América.

O projecto terá um impacto relevante na História e na ciência aplicada à sociedade e na educação científica e tecnológica.

Parceiros:   Universitat Politecnica de Catalunya (Líder) | CIDEHUS-UÉ | CIUHCT- FCT- Universidade Nova de Lisboa | Centre Maurice Halbwachs-EHESS | Centre du Monde Russe, Soviétique et Post-Soviétique- EHSS | Universidad Arturo Prat del Estado de Chile | Universidad Pontificia Bolivariana-Medellín

Investigadores do CIDEHUS:  Ana Cardoso de Matos e Antónia Fialho Conde

Financiamento:  Agencia Estatal de Investigación. Ministerio de Economía y Competitividad del Gobierno de España

Duração:  2017-2020