História e Filosofia da Ciência

duração: 6 semestres
180 ECTS (18 obrigatórios e 12 optativos em UCS; )
data de acreditação: 18/03/2014
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: /5578

Apresentação

O Doutoramento em História e Filosofia da Ciência pretende motivar o desenvolvimento de competências, aptidões e métodos avançados de investigação no domínio científico da História e Filosofia da Ciência, permitindo uma especialização em Museologia com clara relevância para o campo de coleções e de património cultural.

No quadro do conhecimento histórico, filosófico e científico atual, a História e Filosofia da Ciência vem suscitando um interesse crescente, quer no âmbito estritamente académico quer ainda nos meios mais diversos da nossa sociedade, com relevância para o político, económico e cultural, cujas decisões são fortemente influenciadas e condicionadas pelo desenvolvimento técnico-científico.

Muitos decisores têm necessidade de conhecer, nas suas implicações transdisciplinares, a origem deste saber, o seu percurso histórico, a sua relação com o contexto sócio-económico-cultural em que foram gerados e em que atuam. O programa é enquadrado por uma unidade de investigação FCT, classificada como Muito Bom, o IHC, Polo da Universidade de Évora - Grupo de Investigação CIÊNCIA, IHC-CEHFCi-U. E, complementado pelo enquadramento e apoio científico de CIDEHUS-UE.

Saídas Profissionais

Neste doutoramento promove-se a investigação em História da Ciência, com marcas interdisciplinares para história e filosofia da ciência, tecnologia e cultura científica. Deve ser realçado que os seus objetivos poderão ter aplicações muito estratégicas nas áreas seguintes: educação e cultura científica, divulgação científica e tecnológica / coleções e museologia/património cultural científico, políticas educativas, desenvolvimento cultural local e regional, com uma visão transnacional europeia e global e decisão empresarial em matéria técnico-científica.

Os doutorados poderão ser inseridos profissionalmente em instituições ou redes de programação de cultura e ciência, públicas e privadas podendo assumir um papel relevante de mediação cultural e política entre produção de conhecimento e a sua disseminação na sociedade.

Adjunto(s)

Ana Cardoso de Matos
Mariana de Jesus Pedreira Valente
Sara de Albuquerque

Gestor Académico

Vitória dos Anjos Bonito Guiomar

Teses Concluídas

Clique aqui.