Inauguração da Exposição 'Celebrar a Paz'

Numa época em que a reflexão e a ação pela Paz são essenciais e urgentes, o Departamento de História da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora tem o prazer de convidar a comunidade académica para a inauguração da Exposição 'Celebrar a Paz', autorada pelos alunos dos cursos de Licenciatura e Mestrado associados ao Departamento de História, a realizar no dia 5 de dezembro, pelas 17h, no Colégio do Espírito Santo (Anfiteatro 131).

A exposição tem a coordenação geral de Mafalda Soares da Cunha e Ana Sofia Ribeiro e contou com o generoso apoio do CIDEHUS, CHAIA e IHC.

A inauguração contará com a presença da Magnífica Reitora da Universidade de Évora, do Sr. Diretor da Escola de Ciências Sociais, da Sra. Diretora do Departamento de História e de um representante dos estudantes-autores.

A conferência de abertura será apresentada pela Sra. Embaixadora Ana Gomes, seguindo-se uma visita guiada pelos estudantes-autores à exposição, nos claustros do CES.

“Celebrar a Paz” responde ao desafio feito há algum tempo pela Escola de Ciências Sociais a todos os seus departamentos para refletirem sobre a Paz. A concretização envolveu professores e estudantes das licenciaturas e mestrados associados ao departamento de História. Contou também com o generoso apoio dos centros de investigação da Universidade de Évora: CIDEHUS, CHAIA e do pólo de Évora do IHC NOVA. E, claro, com o empenhamento e a decisiva criatividade da Drª Luísa Rocha (do CIDEHUS).

Esta exposição tem quatro grandes propósitos: 1) Ser um ato de cidadania, entendido como um imperativo humano universal, no qual os jovens, na sua qualidade de herdeiros do futuro, têm um papel fundamental; 2) Demonstrar que a História pode (deve) ter um efetivo impacto no espaço público e que os seus profissionais têm um amplo e diversificado campo de atuação nos mercados de trabalho; 3) Mostrar que o conhecimento deve saltar os muros da universidade e ser comunicado a diferentes públicos; 4) Ensinar  que a História é uma disciplina que trabalha com a transversalidade cronológica e espacial, em inquéritos científicos que respondem a perguntas de investigação construídas a partir da diversidade cultural.

Os 17 cartazes desta exposição espelham estes objetivos. Os seus autores são 33 estudantes jovens. Supervisionados cientificamente por cinco professores da Universidade, fizeram escolhas de temas e de imagens. Todos sabemos que os 14 cartazes temáticos correspondem a 14 olhares, entre muitos outros possíveis. No entanto, ao terminar a visita à exposição, todos experimentaremos uma sensação de segurança por o futuro da humanidade estar entregue a uma geração que se preocupa e que lutará pela Paz.

A exposição está patente no Claustro Grande da Universidade de Évora, entre 5 de Dezembro de 2023 e 26 de Fevereiro de 2024. Existe a intenção de, nos próximos anos, ela circular por outros espaços culturais e pedagógicos.

Em 05.12.2023
17:00 | Colégio do Espírito Santo (sala 124)