Os arquivos nacionais dos países ibero-americanos em tempo de pandemia e a adaptação à nova normalidade: problemas, desafios e oportunidades

Seminário internacional com o objetivo de compreender de que modo é que durante o período da pandemia de COVID-19 importantes arquivos ibero-americanos têm sido capazes de se reinventar e dar uma resposta eficaz aos problemas e oportunidades surgidas.

 

O novo coronavírus (SARS-CoV 2) e a COVID-19 colocaram novos desafios aos arquivos, obrigando os seus responsáveis e colaboradores a adaptar-se a novas metodologias e formas de trabalhar.

A partir desta nova experiência que vivemos, durante os meses de Julho e Setembro de 2020, o CIDEHUS, sob a coordenação do investigador Paulo Batista desenvolveu dois conjuntos de entrevistas com os responsáveis de alguns dos principais arquivos portugueses (disponíveis aqui).

 Devido a grande audiência e novas questões apresentadas propomos ampliar nosso espaço de partilha de experiências, agora com a participação de arquivos públicos ibero-americanos. 

Da organização do trabalho interno ao atendimento ao público e difusão da informação, o que mudou? Há similaridades entre práticas e rotinas de diferentes países? E diferenças? Com o objetivo de compreender de que modo é que neste período importantes arquivos têm sido capazes de se reinventar e dar uma resposta eficaz aos problemas e oportunidades surgidas, convidamos os seguintes responsáveis por arquivos nacionais:

 

Silvestre Lacerda Diretor-Geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (Portugal)

Juan Ramón Romero Fernández-Pacheco Director del Archivo Histórico Nacional (Espanha)

Carlos Enrique Ruiz Abreu Director General del Archivo General de la Nación (México)

Jorge Ortiz Sotelo Jefe institucional del Archivo General de la Nación (Peru)

Emma de Ramón Acevedo Directora del Archivo Nacional (Chile)

Neide De Sordi Diretora-Geral do Arquivo Nacional (Brasil)

 

A moderação será realizada por Paulo Batista, investigador do CIDEHUS. 

O evento será transmitido on-line no Facebook do CIDEHUS, e foi proposto tendo em vista a diferença de horário entre os países:

  • Lisboa: 18h00
  • Madrid: 19h00
  • Cidade do México: 12h00
  • Lima: 12h00
  • Santiago de Chile: 14h00
  • Rio de Janeiro: 14h00  

 

Organização: CIDEHUS
De 19.10.2020 | 18:00 a 19.10.2020 | 20:00