HoST — Journal of History of Science and Technology

HoST  é uma revista de acesso aberto com arbitragem científica, disponível em linha, publicada em inglês pela De Gruyter/Sciendo, em resultado de uma parceria de quatro unidades de investigação portuguesas (CIUHCTCIDEHUSInstituto de Ciências Sociais, e Instituto de História Contemporânea) lança seu Volume 14: 1.

 

A HoST — Journal of History of Science and Technology é uma revista de acesso aberto com arbitragem científica, disponível em linha, publicada em inglês pela De Gruyter/Sciendo, em resultado de uma parceria de quatro unidades de investigação portuguesas (CIUHCTCIDEHUSInstituto de Ciências Sociais, e Instituto de História Contemporânea). 

O número temático “Standards: Taming Knowledge?” conta com introdução pelos editores convidados Javier Ordóñez e Antonio Sánchez aos quatro artigos que o compõem. São estudos de caso que se debruçam sobre questões epistemológicas e institucionais do estabelecimento de standards no período contemporâneo desenvolvidos a partir da história e filosofia da matemática, história e cultura visual da biologia e história e filosofia da ciência e da tecnologia.


Além disso, há um artigo adicional ao número temático publicado na HoST 13.1 “Before the Silent Spring: Pesticides in Twentieth-Century Europe”: “Syntheticising Scandinavia: The Introduction of Synthetic Pesticides to Scandinavian Gardens, 1945-1952”, May-Brith Ohman Nielsen.

O artigo da Distinguished Lecture (CIUHCT) de David Pantalony discute a importância das colecções de artefactos científicos através da apresentação de exemplos do seu trabalho como Curador no Ingenium – Museu da Ciência e da Tecnologia do Canadá e da sua pesquisa recente noutras colecções (nomeadamente alemãs): “What Remains: The Enduring Value of Museum Collections in the Digital Age”, David Pantalon.
 

Um “work in progress” do doutorando Breno Albuquerque B. Borges sobre o seu trabalho em curso, “A New Approach to the Concepts of Conservation to Identify and Evaluate Railway Heritage through Indicators”.

Encerra esta edição três recensões de livros:

Publicado em 03.07.2020