IV Simposio Internacional de Estudos Inquisitoriais: religião, interculturalidade e controlo das consciências na Idade Moderna

Deadline: 30.Novembro.2019

APRESENTAÇÃO

Nascido em 2011, ano da sua primeira edição, o Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais afirmou-se como um espaço privilegiado para o diálogo e a partilha académicos em torno do vasto e complexo universo dos tribunais de Inquisição no mundo cristão medieval e moderno. Entrando já na sua quarta edição, o Simpósio mantém integralmente o seu objetivo fundacional de não apenas congregar as pesquisas já efetuadas, mas de ser espaço de debate das novas perspectivas de abordagem e análise das múltiplas configurações assumidas pelas Inquisições ao longo da história, bem como das suas relações com as sociedades que as estabeleceram e que com elas coexistiram.

Para além das conferências de abertura e encerramento, o IV Simpósio organiza-se em torno de mesas-temáticas e de simpósios temáticos (estes últimos os únicos que estarão abertos a receber propostas de comunicação).

Antecipando o bicentenário da extinção do Tribunal do Santo Ofício em Portugal, por decreto das Cortes datado de 31 de Março de 1821, uma das mesas irá precisamente debruçar-se sobre o período final do tribunal português sob o mote “Inquisição: das Luzes à extinção”.

CALL FOR PAPERS:

A inscrição para apresentação de trabalho em Simpósio Temático deve ser  efetuada em formulário próprio, disponível em https://forms.gle/sk7jaNhro6cNCC398até 30 de novembro de 2019.

- Autor e co-autor têm que estar ambos inscritos no evento.

- Autores de comunicação poderão inscrever somente um trabalho, seja na condição de autor ou de co-autor.

- Os co-autores, quando orientadores, devem registrar a sua orientação de âmbito institucional em nota de rodapé seja nos resumos e/ou nos textos completos.

- Os trabalhos aprovados para os Simpósios Temáticos serão obrigatoriamente apresentados presencialmente por autor e/ou co-autor. Em caso de manifesto, imprevisto e comprovado impedimento, deverá ser apresentada alternativa à Comissão Organizadora em tempo hábil (até 10 dias antes do início do evento), que avaliará a mesma, tomando decisão definitiva sobre a mesma.

- Após a aprovação do trabalho pelos Coordenadores dos Simpósios Temáticos, o(s) autor(es) receberá(ão) uma carta de aceitação a partir do dia 10 de janeiro de 2020, altura em que deverá(ão) confirmar a sua inscrição efetuando o pagamento da respectiva taxa.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Elvira Mea – Universidade do Porto

Ignacio Pulido Serrano – Universidad de Alcalá

Marco Antônio Nunes da Silva – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Nuno de Pinho Falcão – Universidade da Intregração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Para mais informações consulte o site do evento, aqui.

Organização: CITCEM-Universidade do Porto | Universidad de Alcalá | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | Universidade da Intregração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira | Apoios: CIDEHUS-UÉvora |
De 20.05.2020 a 23.05.2020
09:00 | Universidade do Porto