Congresso: Longe de casa: ideias, emoções, imagens e escritos de “saudade” no Mundo Mediterrânico (1492-1923)

 

Objetivos

  • Considera a “saudade” numa perspectiva comparativa e de longo prazo;
  • Investigar as expressões de “saudade” nas suas dimensões materiais, literárias e imateriais, de forma a entender a densidade da sua diversidade.

Calendarização:

 

  1. Apresentação das propostas: até 11 de abril de 2022
  2. Comunicação da aceitação das propostas: até 22 de abril de 2022

 

 

 

 

A “saudade” é um sentimento e uma ideia compartilhada pelas sociedades do Mediterrâneo e sentida por indivíduos e comunidades - seja temporária ou permanentemente – em particular numa geografia marcada pela deslocação voluntária e involuntária de pessoas através de fronteiras políticas, culturais e religiosas, desde a Antiguidade. Estar longe de casa desencadeia uma vasta gama de situações e de sentimentos, como a nostalgia manifestada nas narrativas, na arte, nos padrões de consumo, etc.; ou ainda a tentativa de manter uma identidade perante um conjunto de valores diferentes no lugar onde se vive como exilado ou expatriado, nomeadamente através do esforço de construir um lar longe de casa, e de continuar o contacto com a casa ancestral, trocando escritos, presentes, etc.

 

A nossa intenção é verificar e entender porque é que, apesar da globalização, do cosmopolitismo, da crescente circulação de pessoas (como viajantes, comerciantes, peregrinos, estudantes, cientistas, turistas) e da troca de ideias entre pessoas de diversas nações, culturas e religiões, o indivíduo e as comunidades ainda mantiveram uma relação “em rede” com o lar, em imagem e discurso, reais ou construídos, ao longo do tempo. Para isso, convidamos os estudiosos a explorar todas os meios de comunicação em que se revela a ideia e o sentimento de “saudade” e participarem neste congresso.

 

Objetivos

  • Considera a “saudade” numa perspectiva comparativa e de longo prazo;
  • Investigar as expressões de “saudade” nas suas dimensões materiais, literárias e imateriais, de forma a entender a densidade da sua diversidade.

 

Chamada de Propostas:

Os interessados podem enviar propostas de comunicação para este congresso através do endereço electrónico saudadelisboa2022@gmail.com. As propostas devem conter os seguintes elementos:

  1. Nome completo do(s) autore(s) e filiação institucional
  2. Título da comunicação
  3. Resumo com um máximo de 1200 caracteres (não contando espaços), em Tipo New Roman, fonte 12, espaçamento simples (relativo a uma comunicação de 20 minutos)
  4. Curriculum Vitae com um máximo de 2000 caracteres (não contando espaços), em Tipo New Roman, fonte 12, espaçamento simples. A língua das propostas pode ser o português, o francês, o espanhol, o italiano, o ladino e o inglês. Mas não sendo a proposta escrita em inglês, deve ser acompanha de tradução nesta língua·
  5. Todos os outros participantes não estão sujeitos a qualquer pagamento de inscrição, mas as despesas decorrentes da sua participação no evento serão alocadas aos mesmos ou, eventualmente, aos seus centros de investigação.

Calendarização:

 

  1. Apresentação das propostas: até 11 de abril de 2022
  2. Comunicação da aceitação das propostas: até 22 de abril de 2022
Organização: COST Action PIMo (CA18140) - People in Motion: Entangled Histories of Displacement across the Mediterranean (1492-1923) – em colaboração com Cátedra Eduardo Lourenço Aix-Marseille Université; CEC, Centro de Estudos Clássicos*; CH, Centro de História**, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa; CHAM – Centro de Humanidades, NOVA/FCSH-UAc; CIDEHUS-Universidade de Évora
De 20.06.2022 a 21.06.2022
Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa (BNP)