Festival CineCarril: Caminhos de Ferro em Angola com Guido Convents

No dia 25 de Março, às 17h30, o Festival CineCarril terá a sua terceira sessão. Esta sessão será dedicada ao Caminho de Ferro em Angola e a sua importância para o estudo e a compreensão da História dos Caminhos de Ferro e terá como orador Guido Convents, um dos fundadores do Afrika Filmfestival.

Guido Convents é licenciado em História pela Universidade Católica de Leuven,  e em Língua e Cultura Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. Em 1986, Guido Convents lançou a obra de referência À la Recherche des Images Oubliées (1896-1918). Em 1999, concluiu o seu doutoramento na Universidade Católica de Leuven, com uma tese sobre o cinema como uma nova invenção técnica na sociedade e o seu processo de integração  social entre 1894-1908. A tese foi publicada em 2000 com o nome Van kinetoscoop tot café-ciné: de eerste jaren van de film in België, 1894-1908. Para além da sua especialização em História do Cinema em África, tem um interesse especial pela arqueologia e pela arquitetura industrial do final do século XIX e início do século XX.

O Projeto do Festival Cinecarril compõe-se de 12 sessões de cinema e insere-se no âmbito das celebrações do "Ano Europeu do Transporte Ferroviário". A ação é promovida pelo CIDEHUS - Universidade de Évora, com a colaboração do mestrado Erasmus Mundus TPTI.

Os interessados poderão acompanhar a sessão via Zoom e fazer sua inscrição prévia por aqui* ou em directo pela página do Facebook do CIDEHUS.

Para mais informações: https://cinecarrilfest.wixsite.com/i-fest

(*) Caso seja necessário a emissão de comprovantes de participação é necessário a inscrição via plataforma Zoom.

Organização: CIDEHUS - Universidade de Évora; Mestrado Erasmus Mundus TPTI.
De 25.03.2021 a 25.03.2021
17:30 | Evento virtual