Ciclo de conferências: O meu mundo nos livros - Juan Zozaya
 

“O meu mundo nos livros” é um ciclo de conferências que tem lugar na Biblioteca da Universidade de Évora ao ritmo de uma vez por mês. É proposto a convidados que nos contem quais as leituras que os marcaram e porquê; os livros que leram no âmbito da sua vida pública e privada e que influenciaram a sua trajetória. Promove o encontro com um público que gosta de livros e considera que conversar sobre eles - e a pretexto deles - constitui uma parte muito importante da nossa cultura.

Os conferencistas são pessoas que adquiriram notoriedade em diferentes campos profissionais, da vida política e cultural. Diferenciam-se pelas suas personalidades, interesses e visões do mundo. Porém, todos eles elegem o sul de Portugal, e o Alentejo em particular, como o território onde - ou a partir do qual - desenvolvem atividades cujo impacto e dimensão de inovação desafiam as imagens mais negativas sobre a região.

Este aspeto distintivo, esta capacidade de conceber o sul como um campo de possibilidades, foi precisamente a razão que conduziu o CIDEHUS a organizar estas conferências. Com elas pretende-se destacar a dupla faceta destes motores do sul, identificar algumas das chaves da sua capacidade de inovação e demonstrar que o Alentejo pode ser um território de potencialidades que se materializam.

O CIDEHUS, centro de investigação no domínio das ciências humanas e sociais da Universidade de Évora, organiza este ciclo de conferências com o apoio da Biblioteca da Universidade e irá ter como segundo convidado Juan Zozaya, especialista em Arqueologia islâmica e que foi um dos introdutores da arqueologia medieval na Península Ibérica.

Juan Zozaya Stabell-Hansen nasceu em Bogotá (Colômbia, 1939). Filho de mãe sueca, licenciada em História, e de pai espanhol, doutorado em Medicina e médico, foi criado no contexto do exílio devido à Guerra Civil Espanhola.

É doutorado em Historia pela Universidade Complutense de Madrid e académico correspondente da Hispanic Society de Nova York, do Deutsches Archãeologisches Institut de Berlin e da Real Academia de la Historia de Espanha.

A sua trajetória esteve sempre ligada ao mundo da arqueologia e da conservação em museus. Foi diretor do Museo Numantino (Sória) e subdiretor do Museo Arqueológico Nacional de España (MAN) e do Museo de América, em Madrid. Com ele nasceu o conceito de arqueologia medieval islâmica em Espanha, tendo mais de 150 publicações (artigos e capítulos de livros) dedicados ao Al-Andalus, em especial sobre cerâmica, fortificações e as relações Oriente-Ocidente. Nos seus trabalhos mistura o estudo histórico com a arqueologia, objetos, fontes árabes e a análise linguística da toponímia.

Mantem especiais vínculos profissionais com os alguns dos trabalhos de arqueologia medieval que se realizam em Portugal, nomeadamente em Mértola de cujo Campo Arqueológico é investigador.  Em 2006 recebeu uma homenagem concretizada na publicação coordenada por Susana Gómez “Al-Ândalus. Espaço de mudança. Balanço de 25 anos de história e arqueologia medievais. Homenagem a Juan Zozaya Stabell-Hansen”

 

Mais informações sobre as suas publicações: https://independent.academia.edu/Juanzozaya

 

.

Contactos: CIDEHUS, +351 266 706 581

Mails: cidehus@uevora.pt ; mvfreire@uevora.pt ; mzozayam@uevora.pt

Organização: CIDEHUS, Biblioteca Geral da Universidade de Évora
Em 11.12.2014
17:00 l Sala do Governo Civil da Biblioteca da Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo
Anexos