Seminário Permanente - 2010 - As Nobrezas no Sul da Europa. Modelos, Práticas, Estruturas e Sistemas de Representação Séculos XV-XVIII | 1ª Sessão «Se tratarão à lei da nobreza com criados. Serviço e servidores domésticos em Castela, Portugal e Itália na época Moderna»

A partir de Março de 2010 o CIDEHUS organizará um conjunto de seminários sobre nobrezas em perspectiva histórica e comparativa que se enquadra num projecto mais amplo de criação de um Observatório sobre as Nobrezas do Sul da Europa. O objectivo deste programa é criar um espaço de diálogo e confronto de ideias onde se apresentem as mais recentes linhas de investigação e os resultados de projectos individuais ou colectivos. O primeiro destes seminários incide sobre o serviço doméstico nas casas senhoriais em diversos reinos da Europa do Sul na época Moderna. As comunicações cruzarão as dimensões teóricas associadas aos conceitos e tipologias do serviço às grandes casas com estudos de caso. Neste contexto sublinhar-se-ão, por uma lado, dimensões discursivas sobre a ideia de servidor, criado e outras formas de dependência, nos quais emergem tópicos como a fidelidade, a justiça, a magnanimidade e a liberalidade; por outro lado serão apresentados exemplos concretos de práticas de serviço e o seu uso social.

Desde marzo de 2010, el CIDEHUS organizará un conjunto de seminarios sobre las noblezas desde una perspectiva histórica y comparada, que se enmarca dentro de un proyecto de mayor envergadura, que culminará con la creación de un Observatorio sobre las noblezas del sur de Europa. El objetivo de este programa es crear un espacio de diálogo y debate de ideas en el que tengan cabida las líneas de investigación más recientes así como la presentación de los resultados de proyectos individuales y colectivos en curso. El primero de los seminarios incide sobre el servicio doméstico en las casas señoriales en los diferentes reinos de la Europa del sur durante la Edad Moderna. Las ponencias cruzarán,con el estudio de algunos casos concretos, las dimensiones teóricas oferecidas, los conceptos y las tipologías de servicio en las

grandes casas nobiliarias. En este contexto, se subrayará, de una parte las dimensiones discursivas en torno a la idea de servidor, criado y otras formas de dependencia de las que surgen tópicos como el de fidelidad, justicia, magnanimidad y liberalidad; y por otro lado son presentados modelos sobre prácticas de servicio, sus usos y valores.

Organização: CIDEHUS
Em 22.03.2010