Colóquio Internacional «150 Anos de Caminho de Ferro no Barreiro»

Desde o final da II Guerra Mundial que os caminhos-de-ferro têm vindo a perder importância na Europa deixando sem actividade um número importante de edifícios, de material ferroviário e de vias-férreas. Simultaneamente desde os anos 1960 assiste-se a uma valorização do caminho-de-ferro em grande parte impulsionada pelo progresso da alta velocidade, os problemas energéticos e a circulação urbana. Esta nova modernização acompanhada pela liberalização do sector colocou novos problemas na preservação do património.

Também depois dos anos 1960 o património ferroviário foi valorizado através de museus, de caminhos-de-ferro verdes, de vias históricas, de jardins ou de vilas ferroviárias. A apresentação de várias experiências de salvaguarda do património, da sua valorização social, cultural e económica constitui um campo fértil de reflexão e debate.
Comemorando, numa cidade em que o caminho-de-ferro teve uma forte presença, os cento e cinquenta anos da sua construção, o presente Colóquio tem como objectivo reunir historiadores, técnicos, decisores e cidadãos em torno da história, do Património Ferroviário e do futuro dos caminhos-de-ferro.

Sessões e oradores convidados

Conferência de abertura
Javier Olivares (Universidade de Alicante)
«Ferrocarril y cambio tecnológico: el liderazgo de Europa»

1 – Perspectivas actuais sobre o Caminho-de-ferro

Luís Espinha da Silveira (FCSH-UNL)
«Caminhos de ferro e desigualdades territoriais em Portugal (1801-1930)»

2 – As infra-estruturas do Caminho-de-ferro

Dominique Barjot - Universit´Paris-Sorbonne (Paris IV)
Título a confirmar

Andrea Guntini (Università di Modena e Reggio Emilia)
«Will railway save Europe? Past and present of High Speed Trains in the Old Continent»

Representante da Rave

3 – O Caminho-de-ferro e a Cidade

Imaculada Civera (Universidad de Valencia - Cátedra Demetrio Ribes)
«Incidencia de la red ferroviaria en la ciudad de Valencia (1852-2010). Visión del pasado y proyecto de futuro»

Karen Bowie (Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Paris - La Villette)
«Ville et chemin de fer, entre réseaux et zones, systèmes techniques et urbanistique: une relation en évolution, une relation à repenser?»

4 – Os caminhos-de-ferro e a sociedade

Vanessa de Almeida (Câmara Municipal do Barreiro)
«A participação dos ferroviários na Guerra Civil de Espanha» (título provisório)

5 – O Património Ferroviário Museus e Arquivos