IV Congresso Português de Demografia «Repensar a Demografia Hoje: condicionantes e estratégias»

O IV Congresso Português de Demografia com o tema “Repensar a Demografia Hoje: condicionantes e estratégias”, vai realizar-se na Universidade de Évora, em co-organização entre a Associação Portuguesa de Demografia (APD), o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UE), o Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE), a Asociación de Demografia Histórica (ADEH) e a Società Italiana di Demografia Storica (SIDeS), nos dias 12-13 de Setembro de 2012.

Com a realização do IV Congresso Português de Demografia, a APD, numa lógica de abrangência de múltiplas dimensões, tem como objetivo principal oferecer um espaço de encontro, de debate de ideias e discussão de resultados de investigação em curso na área da Demografia e dos estudos de população a todos quantos se interessam por estas temáticas.

O evento dirige-se maioritariamente aos cientistas sociais que na sua área de investigação desenvolvem e aprofundam os métodos e técnicas de análise demográfica, assim como analisam causas e consequências de diferentes comportamentos das variáveis determinantes da evolução da dinâmica populacional. Mas as relações de proximidade com outras áreas do conhecimento científico implicam que a investigação se torne obrigatoriamente multi e interdisciplinar, cruzando perspectivas de análise com a Sociologia, a Economia, a Geografia, a História, a Biologia, a Matemática e a Estatística, entre outras. Assim, este encontro científico pretende evidenciar a cada vez maior necessidade de uma investigação conjunta em torno dos impactos da Demografia na sociedade dos nossos dias. Seguindo uma visão de aplicação prática da ciência demográfica, pretende ainda acolher todos os profissionais que na sua actividade quotidiana trabalham em e com questões de população.

Serão, pois, estes os contributos que pretendemos estimular, reunir e divulgar, constituindo a finalidade última deste IV Congresso Português de Demografia cujo programa cientifico compreende: sessões plenárias com ilustres convidados, investigadores nacionais e estrangeiros de referência, onde se destaca uma sessão sobre a Demografia da Europa do Sul que conta com a participação dos Presidentes da Asociación de Demografìa  Histórica (ADEH) e da Società Italiana di Demografia Storica (SIDeS); diversas sessões temáticas a que se associa uma sessão especial para estudantes de doutoramento “Demography Across Europe”.

Os congressistas são convidados a participar no Programa Social do Congresso através do qual terão a oportunidade de conhecer um pouco da cidade de Évora e da sua Universidade que tanta história contam.

+ informações: http://www.cpd2012.uevora.pt/

De 12.09.2012 a 13.09.2012