Colóquio "O Património Industrial: dos objectos ao território"

As alterações económicas que resultam do progresso científico e tecnológico, verificadas sobretudo a partir do final do século XX, determinaram a alteração qualitativa das actividades profissionais ligadas ao sector da indústria e uma reorganização da produção industrial em termos internacionais que, em vários países, como Portugal, levou a um processo de decadência da industrialização das regiões industriais.

A estas alterações estão associadas a extinção de unidades de produção, a desactivação de edifícios, a obsolescência de equipamentos, novos modos de organização do território e do quotidiano das comunidades envolventes. Uma pequena parte dos vestígios industriais está protegida em Museus, Bibliotecas, Arquivos, Monumentos e Sítios. Uma parte significativa está ainda por conhecer, estudar e valorizar. Os testemunhos materiais da evolução industrial são actualmente alvo de prospecção, inventário, estudo e valorização e representam uma fonte de investigação interdisciplinar fundamental nas ciências sociais e humanas, em particular na História e nos Estudos de Património.

Neste colóquio pretende-se reflectir sobre a importância do Património Industrial numa visão holística, organizada em 4 núcleos temáticos:

1 – Objectos, colecções e museus industriais

2 – Território: marcas, equipamentos técnico-industriais e paisagens

3 – Rotas, percurso e itinerários do património industrial

4 – Sociedade Industrial: protagonistas e mudança

 

As línguas utilizadas no colóquio são o Português, o castelhano, o Inglês e o Francês

+ informações: http://coloquio-patrimonio-industrial-2013.blogspot.pt/

De 21.03.2013 a 23.03.2013
9:30 l Palácio do Vimioso, sala 205
Anexos