Concerto: O Verso de Órgão na Península Ibérica

 ÉVORA Igreja de São Francisco. 20.Junho.2021| 18h. Entrada livre consoante lotação. Uso de máscara obrigatório

 O PASEV (CESEM e CIDEHUS da Universidade de Évora) e a Direção Regional de Cultura do Alentejo convidam a todos para o concerto:

 

  O Verso De Órgão Na Península Ibérica

 

Uma oportunidade de ouvir os 3 órgãos históricos da Igreja de São Francisco

 

 PROGRAMA

 

 Anónimo (Espanha, séc. XVII)

 Cuatro piezas de clarines * **

 

 António Carreira (Portugal, c.1530-c.1594)

 Fantasia em Lá-Ré *

 

  Antonio de Cabezón (Espanha, 1510-1566)

 [Verso sobre] Ave maris stella [a 2] **

  

Hernando de Cabezón (Espanha, 1541-1602)

 [Verso sobre] Ave maris stella [a 3] **

 

 Manuel Rodrigues Coelho (Portugal, c.1555-c.1635)

 Kirios de 1º tom (5 versos) *

 

 Diogo da Conceição (Portugal, séc. XVII)

 Versos de 8º tom (5) **

 

 Fr. Jerónimo de Madre de Deus (Portugal, c.1714-p.1768)

 Versos de 5º tom (3) *

 

 Ramon Ferreñac (Espanha, 1763-1832)

 Versos de octavo tono para el Benedictus (2) **

 

  [Joaquim Espanca] (Portugal, 1839-1896)

 Versos para a Noa da Ascensão (2) *

 

 Joaquín Pedrosa Gil (Espanha, 17?-1835)

 Versos a dois órgãos para a Noa da Ascensão (1821) * **

 

I – Allegretto asentado

 IV – Allegro

  

 Fr. José Marques e Silva (Portugal, 1782-1837)

 Versos de 5º ou 7º tom **

 

I – Allegro

 IV – Andante

 III – Allegro comodo

 

 Ramon Ferreñac

 Sonata a cuatro manos en Sol mayor para organo com clarines (1795) * **

 

 

João Vaz * e Sérgio Silva **, órgãos

 

 João Vaz

 Natural de Lisboa, João Vaz é diplomado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Antoine Sibertin-Blanc, e pelo Conservatório Superior de Música de Aragão, em Saragoça, onde trabalhou com José Luis González Uriol, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. É também doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora, tendo defendido, sob a orientação de Rui Vieira Nery, uma tese sobre a música portuguesa para órgão no final do Antigo Regime. Tem mantido uma intensa actividade a nível internacional, quer como concertista, quer como docente, em cursos de aperfeiçoamento organístico. Efectuou mais de uma dezena de gravações discográficas a solo, salientando-se as efectuadas em órgãos históricos portugueses. As suas publicações incluem artigos que incidem sobretudo na música de tecla portuguesa. Lecciona actualmente Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo também exercido funções docentes no Instituto Gregoriano de Lisboa, Universidade de Évora e Universidade Católica Portuguesa (Escola das Artes). É actualmente director artístico do Festival de Órgão da Madeira e das séries de concertos que se realizam nos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra (de cujo restauro foi consultor permanente) e no órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa (instrumento cuja titularidade assumiu em 1997).

 

 Sérgio Silva

 Mestre em Música pela Universidade de Évora, Sérgio Silva começou por estudar órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa sob a orientação de João Vaz na disciplina de órgão e de António Esteireiro em acompanhamento e improvisação. Para além dos seus estudos regulares, teve oportunidade de contactar com diversos organistas de renome internacional, tais como, José Luis González Uriol, Luigi Ferdinando Tagliavini, Jan Willem Jansen, Michel Bouvard, Kristian Olesen e Hans-Ola Ericsson. Como concertista, apresenta-se regularmente, tanto a solo como integrado em diversos agrupamentos nacionais de prestígio, tendo actuado em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Macau. Enquanto investigador, tem realizado várias transcrições modernas de música antiga portuguesa. Actualmente, desempenha as funções de docência de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola de Música Sacra de Lisboa, e é organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau (Lisboa).

 

Organização: PASEV, DRCA. Apoio: CIDEHUS; CESEM; NOVALINCS; Igreja de São Francisco
De 20.06.2021 a 20.06.2021
18:00 | ÉVORA Igreja de São Francisco