O que a ciência nos conta sobre o Alto de São Bento?

Dia Virtual Aberto - Noite Europeia dos Investigadores 2020

Nesta vista guiada ao Alto de São Bento, inciamos a subida com as palavras de Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, que descreve entre as diversas paisagens de Évora, o pioresco Monte do Alto de São Bento para António Feliciano Castilho, importante intelectual português do século XIX, que perdeu a visão na infância. Assim, justifica-se a riqueza de detalhes nas cartas de Rivara a Castilho, que também nos levam para paisagens de mais de 200 anos.

Ao chegarmos ao topo do Alto de São Bento deparamo-nos com três moinhos, outrora utilizados na preaparação e guarda de cereais e hoje transformados em espaços museológicos. Essa nova realidade é então narrada por dois investigadores da Universidade de Évora. A flora e a geologia tornam-se os novos protagonistas da paisagem, que pode ser visitada por todos aqueles que vivem ou vem conhecer Évora.

Na visita guiada "O que a ciência nos conta sobre o Alto de São Bento?" convidamos a todos os participantes do Dia Aberto Virtual da Noite Europeia dos Investigadores a conhecer este sítio único de Évora, sob a ótica de investigadores que partinham conosco seu conhecimento.

 Acompanhe aqui nossa visita

Publicado em 22.10.2020