2.º Encontro
Presente no Futuro

Um encontro Fundação Francisco Manuel dos Santos

17:00 | Auditório da Universidade de Évora

Existe uma cultura europeia?

A partir dos anos 60, várias Cimeiras de chefes de Estado e de governos sublinharam a necessidade de uma acção comunitária ao nível cultural, levando a cabo acções significativas. No entanto, esta visão estatista do desenvolvimento cultural contrasta com uma perspectiva mais descomprometida da cultura enquanto manifestação da sociedade civil.

Existem duas visões da forma como a Europa e a cultura devem interagir: uma mais liberal, que é desenvolvida no Reino Unido, e outra mais planeada, defendida em primeiro lugar pela França.

Qual a estratégia que faz mais sentido hoje? A crise do Estado social dita a crise da cultura europeia? Existe uma clivagem cultural entre os países do Norte e os países do Sul da Europa? E qual o papel que a cultura desempenha na cidadania europeia? É preciso voltar a repensar e reflectir o tema da identidade e cultura europeia.

Oradores:

•     João Luís Carrilho da Graça
  •     Luís Carmelo
  •     Guilherme d’Oliveira Martins (participação em vídeo)

A entrada é gratuita, não é necessária inscrição prévia

Organização: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Em 26.03.2014
17:00 | Auditório da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo)