Ciclo de conferências «Caminhos da historiografia: história e ciências sociais dos anos 40 à atualidade» | Seminário 4: Historiadores Expatriados e Historiadores Estrangeiros

Após a II guerra mundial, a historiografia renovou-se com o alargamento do seu quadro interpretativo e a multiplicação dos campos analíticos. Na década de 1980, a ideia de um “progresso contínuo” das civilizações é posta em causa e os modelos até então dominantes são contestados. Daqui decorreu a multiplicação de correntes e paradigmas analíticos. A paisagem historiográfica diversificou-se e tornou-se mais complexa. 

Em Portugal, o acompanhamento da evolução historiográfica estava condicionado à abertura permitida pelo Estado Novo, mas não se encontrava desligado das escolas historiográficas estrangeiras. Bolseiros e leitores, historiadores expatriados e historiadores estrangeiros serviram de mediadores e introdutores de diferentes linhas historiográficas. Após o 25 de Abril, o acesso direto a estas novas práticas historiográficas altera os modelos de intercâmbio. 

Coordenadores: Cristina Clímaco (Institut d'Histoire du Temps Présent/CNRS) e Fernando Martins (CIDEHUS - Universidade de Évora)

Data: 9 de janeiro 2024, 10h15
Local: UÉ, CES (Sala 124)

PROGRAMA

 

Em 09.01.2024 | 10:00