Cartoteca

Mapas da Biblioteca Pública de Évora

A colecção de cartografia presente na Biblioteca Pública de Évora inclui mapas de todos os continentes, em maior ou menor escala, mas a maioria representa o território de Portugal, as regiões autónomas da Madeira e Açores e ainda as ex-colónias portuguesas. Do Alentejo há apenas 25. As datas extremas da colecção equivalem a: [1675-1729] - 1974.

Muitos destes mapas são exemplares únicos, manuscritos, indispensáveis para o estudo da história dos locais neles representados. Outros são impressos,menos raros, mas nem por isso menos interessantes do ponto de vista histórico e cultural.

Esta colecção digital nasceu de um desafio proposto a um estudante do curso de Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, que tratou na sua dissertação de mestrado a inventariação, catalogação e digitalização destes documentos. Antes disso estavam esquecidos dentro das paredes da Biblioteca Pública de Évora. Muitos dos mapas aqui presentes são materiais reservados, apenas consultáveis mediante pedido expresso à Biblioteca Pública de Évora, sujeito a aprovação.

Para ter acesso às digitalizações aqui referidas, em alta resolução, deverá dirigir-se à Biblioteca Pública de Évora ou ao CIDEHUS.  O peso das imagens não permite que estejam online, por ora. Disponibiliza-se o Inventário Geral dos Mapas  e uma amostra das imagens .

___________

Todo este trabalho foi desenvolvido com a colaboração directa do CIDEHUS, no âmbito do projecto: História do Alentejo, seculos XII-XX. Aprofundamento empíricos  POCI/HAR/56210/2004