Normas de edição

Normas para a produção de textos (descarregue o PDF )

O presente documento tem como objetivo fornecer as normas básicas de edição de textos (artigos, comunicações ou outros) a serem publicados pelo CIDEHUS.

Pede-se aos autores que sigam estas normas com o máximo rigor.  

  1. 1.  Apresentação do(s) autor(es) e do texto

  O texto deverá ser precedido de uma apresentação:

1)  Titulo: Arial negrito 14, centrado

2)  Autor (es): Apelido, nome próprio: Arial 12, itálico, centrado

3)  Instituição/Afiliação, e-mail: Arial 10, itálico, centrado

  1. 2.  Layout dos textos

 1)  As dimensões dos textos serão indicadas em número de palavras, caso a caso;

2)  Tamanho da página: A4 (210 x 297 mm);

3)  Numeração das páginas: As páginas devem ser numeradas sequencialmente;

4)  Espaço entre linhas: 1,15 pontos;

5)  Margens: 2,5 cm em cada um dos 4 lados da página;

6)  Alinhamento: Justificado;

7)  Fonte: Arial 12;

8)  Software: MSWord ou equivalente;

9)  Resumos (100-200 palavras): Arial 12 Normal, justificado, avanço esquerda 1.25 cm;

10)  Palavras-chave (4-6): Arial 12 Normal, justificado, avanço esquerda 1.25 cm;

11)  Títulos: Os títulos não devem ter mais de dois níveis, a saber:

Título de nível 1: Arial 12, negrito, alinhado à esquerda

Titulo de nível 2: Arial 11, negrito, alinhado à esquerda

12)  Notas – indicações, observações ou aditamento ao texto que não possam ser incluídos no texto: 10 Normal, justificado, espaçamento entre linhas 1 ponto; espaçamento depois de cada parágrafo 6 pontos.

A citação em nota deve vir em rodapé mesmo usando o sistema Autor-data com notas no corpo do texto (Ver B - Citações) e todos os apelidos de Autores devem ser grafados em minúscula, com excepção da 1º letra. Ex: Thun, 1998a, 21.

13)  Figuras: Diagramas, tabelas e imagens devem ser inseridas no próprio texto e numeradas sequencialmente. As respetivas legendas são centradas em relação às figuras e colocadas por baixo delas. Arial 10, centrado, espaçamento entre linhas simples. Designação a negrito, texto da legenda normal; os ficheiros devem ter o formato jpg ou png (preferencial) e ter uma boa qualidade de imagem (é recomendável uma definição de 300 dpi)

14)  Números: os números abaixo de dez são referidos por extenso, dez e superiores, percentagens e datas são registados como numerais;

15)  Abreviaturas: não devem ser utilizadas abreviaturas no título ou no resumo e a sua utilização no texto deverá ser limitada. Todas as abreviaturas deverão ser discriminadas aquando da sua primeira menção no texto;

16)  Usam-se aspas («  ») e não plicas (“  “)

  1. 3.  Referências e citações bibliográficas  

A - Referências Bibliográficas

  As referências devem seguir as normas NP405-1, 2, 3 e NP405-4 e deverão ser apresentadas no final do texto ordenadas por ordem alfabética do último apelido do(s) autor(es). Apenas deverão ser referenciadas obras citadas no texto.

Sempre que o extrato ou a obra citados não foram vistos pelo autor e a citação é feita por intermédio de outro autor devem fazer-se anteceder as citações de «Cit. por» (citado por).

1. Referências bibliográficas de documentos impressos

1.1 - Monografias 

Caso 1 – Monografias de 1 só autor

APELIDO, Nome próprio (data) – Título: Complemento de título em itálico. Local: Editora.

Ex. PATTON, Michael (2002) – Qualitative research and evaluation methods . London: Sage Publications. 

Caso 2 – Monografias até 3 autores

Até três autores, mencionam-se todos. Se um deles aparecer em evidência deve ser dado em primeiro lugar. Se todos são apresentados da mesma maneira, são dados pela ordem de apresentação.

Ex. ADLER, John H.; SCHELESSING, Edgar ………………. 

Caso 3 - Mais de três autores

Quando a obra tem mais do que três autores, indica-se apenas o nome do primeiro ou daquele que aparece em maior evidência, seguido da expressão [et. al.]

Ex. HARKINS, William [et. al.]  ………………… 

1.2 - Publicações em série

APELIDO, Nome próprio (data) – Título do artigo. Título da publicação em série em itálico. Local. Vol. , n º , p. - .

Ex. FERREIRA, Nuno Cordeiro (2003) – Bioquímica do récem-nascido. Revista Portuguesa de Pediatria . Lisboa. Vol. 2, n º 1, p.12-20.

 

1.3. Teses, dissertações e outras provas académicas

APELIDO, Nome próprio (data) – Título em itálico. Local: Editora, data. Tipo de prova académica

Ex.1. VENTURA, João José Belchior Guerreiro (2001) – As bibliotecas e a esfera pública . Lisboa: ISCTE. Tese de doutoramento.

Ex.2. PAIVA, José Pedro (1990) – Medo e necessidade . Coimbra: Universidade de Coimbra. Trabalho de síntese apresentado à Faculdade de Letras como prova de capacidade científica. 

1.4. Normas

Sigla e nº da norma. Ano – Titulo. Local: Editora.

Ex. NF Z 44-005. 1964 – Références bibliographiques. Paris: AFNOR. 

1.5. Documentos não publicados

APELIDO, Nome próprio (data) – Título. Acessibilidade (Instituição, Local, País)

Ex. DOMINGUES, Fernanda (1990) – Guia do utilizador da Biblioteca Municipal de Carcavelos . Acessível na Biblioteca Municipal de Carcavelos, Carcavelos, Portugal.

Nota: Deve evitar-se ao máximo a referência a este tipo de documentos. 

1.6 Partes ou volumes de livros impressos

APELIDO, Nome próprio (data) – Título da parte ou do volume: complemento de título. In Título do livro em itálico. Local de publicação: Editor. ISBN. Localização no livro Pt., Vol., p. .

  Ex. 1: FERREIRA, Fernando Tavares (1996) – Trabalhar com camadas. In Photoshop CS2: curso completo . Lisboa: FCA ‐ Editora de Informática. Pt. 5, p. 151‐201.

  Ex. 2: PROUST, Marcel [19‐?] – Em busca do tempo perdido . Lisboa: Livros do Brasil. Vol. 4. 

2. Referências bibliográficas de documentos electrónicos

2.1. Monografias, Bases de dados

APELIDO, Nome próprio (data) – Título em itálico [Tipo de suporte]. Local: Editora. [Data de consulta]. Disponibilidade de acesso.

Ex. 1 – ALASNE, Martin (2004) - Las redes de bibliotecas públicas y su automatización  [Em linha]. Madrid. [Consult. 24 de Maio 2008]. Disponível em www:http://www.absysnet.com/tema/tema45.html

Ex. 2 – PORTUGAL. Biblioteca Nacional (1988) – Porbase  [Em linha]. Lisboa: BN. [Consult. 24 de Maio 2008]. Disponível em www: http://www.bn.pt .

Caso 1 – Partes de documentos

APELIDO, Nome próprio (data) – Título em itálico [Tipo de suporte]. Local: Editora. [Data de consulta]. Capítulo da parte consultada – Título. Disponibilidade e acesso.

Ex. LOURENÇO, Ana Maria (1997) – Problemas em biossíntese de produtos naturais  [Em linha]. Monte da Caparica: Departamento de Química da UNL. [Consult. 24 de Maio 2008]. Cap.5 – Metabólicos de biossíntese mista. Disponível em www: http://www.dq.fct.unl.pt .

2.2. Publicações em série

Caso 1 – Totalidade da publicação

Título em itálico [Tipo de suporte]. Local: Editora, data. [Data de consulta]. Disponibilidade e acesso.

Ex. Sociological Research online  [Em linha]. Manchester: SRO, 1996. [Consult. 24 de Maio 2008]. Disponível em www: http//www.socresonline.org.uk/socresonline 

Caso 2 – Artigos

APELIDO, Nome próprio (do autor do artigo) (data) – Título do artigo. Título da publicação em série em itálico  [Tipo de suporte]. Localização da publicação: vol.: nº, página. [Data de consulta]. Disponibilidade e acesso.

Ex. PRIECE-WILKIN, John (1994) – Using the World Wide Web to deliver complex electronic documents. The Public Access Computer Systems Review  [Em linha]. Vol.5: nº2, p.5-21. [Consult. 24 de Maio 2008]. Disponível em www:gopher://info.lib.uh.edu:70/00/articles 

B - Citações

As citações com menos de 40 palavras devem incluir-se no texto com aspas. As superiores a 40 palavras devem ser destacadas do seguinte modo: Entre aspas, corpo de letra Arial 8 normal, com um avanço de 1.25 cm.

A citação bibliográfica, inserida no texto, deve conter os dados suficientes para assegurar a correspondência exata entre ela e a referência bibliográfica. As citações podem ser apresentadas sob a forma de: (1) citação numérica, (2) citação em nota ou (3) citação no corpo do texto. Recomenda-se vivamente aos autores que evitem a utilização da primeira optando por usar preferencialmente a referência em nota ou no corpo do texto.

Se o nome do autor for parte integrante do texto apenas devem ser colocados entre parênteses o ano e números das páginas, por exemplo: Segundo Vieira (2016, p. 47), devem sempre ser seguidas as normas para a produção de textos. 

1. Citações no Corpo do texto

As citações no corpo do texto devem ser apresentadas entre parêntesis e incluir o apelido do autor em maiúsculas, o ano de publicação e as páginas citadas.

Ex. (THUN, 1998, 21) 

Caso 1. Citações com mais de um autor

Nas citações com mais de um autor, pode referir-se apenas o primeiro autor seguido da expressão et al. , garantindo uma correspondência exata entre a citação e a referência bibliográfica.

Ex. (THUN et al., 1998, 21)

Caso 2. Documentos do mesmo autor com a mesma data

Se um autor aparecer mais do que uma vez nas referências bibliográficas, acrescenta-se ao ano de publicação uma letra (a, b, c, etc.) na citação e na referência bibliográfica, para assegurar a correspondência exata entre a citação e a referência.

Ex. (THUN, 1998a, 21)

Nota: Nas citações em nota de rodapé, optar por colocar em minúscula o apelido do Autor(es), com exceção da 1ª letra. Ex: Thun, 1998a, 21

Para os casos omissos consultar as NP405 -1, 2, 3 e NP405-4.