A cidade de Évora celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2023

No dia 29 de setembro de 2023 ocorrerá, na Praça 1º de Maio, junto ao Mercado Municipal de Évora, mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI 2023), entre as 17h e as 24h. Coordenada pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), da Universidade de Évora, conta com a parceria do MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento; do Laboratório HERCULES-Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda; do IHC/Ciências: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica, e com a colaboração de Investigadores de todas as Escolas da Universidade. O evento incluirá uma programação presencial e online, que será disponibilizada em breve no site oficial da NEI https://noitedosinvestigadores.org/.

Com a temática Ciência Para Todos – Sustentabilidade e Inclusão, a Noite Europeia dos Investigadores pretende aproximar os cidadãos daqueles que produzem conhecimento científico, de forma a sensibilizar a população acerca da importância da investigação para a construção de um futuro inclusivo e sustentável.

Com mais de 60 atividades presenciais, a NEI também objetiva desmistificar a imagem do cientista e promover uma aprendizagem ativa para os visitantes. O público poderá utilizar equipamentos de laboratório, além de participar em jogos e debates sobre inclusão, tecnologia, sustentabilidade e património cultural.

Em Évora, a NEI conta com um parceiro local essencial ao sucesso da iniciativa – a Câmara Municipal de Évora. Juntaram-se, também, à NEI Évora um vasto conjunto de instituições de apoio, entre os quais: o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, a União de Freguesias de Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão) e a Fundação Eugénio de Almeida.

Para além das atividades da Noite, no dia 21 de setembro decorrerá o Dia Aberto, um pré-evento com atividades exclusivamente online, aberto a todos os públicos, mas destinado principalmente à comunidade escolar e encarregados da educação. Mais informações e inscrições brevemente em https://noitedosinvestigadores.org/dia-aberto/.

A NEI é um projeto financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Quadro Horizonte Europa/Programa Operacional Excelência Científica/Marie Sklodowska-Curie Actions - European Researchers' Night. A Noite decorre simultaneamente em diversos países e em várias cidades portuguesas (Évora, Lisboa, Braga, Coimbra) e promove a investigação, a ciência e a inovação, por meio do entretenimento.

O consórcio do projeto é liderado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-UL), e atuam também os parceiros Universidade Nova de Lisboa representada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Câmara Municipal de Lisboa. No Centro do país, o consórcio conta com a Universidade de Coimbra, através do Instituto de Investigação Interdisciplinar e com os seus centros de investigação, e no Norte com a Escola de Ciências da Universidade do Minho e com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga. A sul o projeto é coordenado pela Universidade de Évora.

Participa na NEI Évora e descobre que a ciência é divertida!

Dia Aberto – 21 de setembro
Em breve