Livro coordenado por Mafalda Soares da Cunha no foi recomendado para o Plano Nacional de Leitura

O livro Resistências : insubmissão e revolta no império português coordenado pela investigadora do CIDEHUS Mafalda Soares da Cunha reúne 50 histórias de revoltas ocorridas em territórios sob domínio português, entre 1500 - 1850. ais histórias foram selecionadas, investigadas e escritas pelos investigadores do Projeto RESISTANCE.

O livro Resistências : insubmissão e revolta no império português coordenado pela investigadora do CIDEHUS Mafalda Soares da Cunha reúne 50 histórias de revoltas ocorridas em territórios sob domínio português, entre 1500 - 1850. Muitas das histórias são desconhecidas do grande público e passaram-se contextos espaciais e temporais diversos. Os protagonistas de RESISTÊNCIAS são pessoas discriminadas em função do género, religião, etnia ou nível de riqueza, e os episódios são quase sempre narrados a partir do seu ponto de vista, revelando Portugal e o seu império como um espaço onde tanto circulavam leis e formas institucionais, como ideias subversivas. A emergência do tema e a diversidade das aborgadens possibiitaram que esta obra tenha sido recomendada para o Plano Nacional de Leitura do 2.º semestre de 2021.


Tais histórias foram selecionadas, investigadas e escritas pelos investigadores do Projeto RESISTANCE, também coordenado por Mafalda Soares Cunha, que congrega mais de uma dezena de instituições universitárias na Europa, África e América Latina. Esse projeto é financiado Programa Marie Skłodowska-Curie Grant Agreement No 778076 e outros resultados do RESISTANCE, como entrevistas, seminários, recursos didáticos e constantes atualizações, estão disponíveis no site: www.resistance.uevora.pt e nas redes sociais: Twitter e YouTube

 

Publicado em 16.02.2022