CIDEHUS Convida: Semana dos Arquivos. 2020

CIDEHUS assinala do Dia Internacional dos Arquivos com a publicação de uma série de textos de seus investigadores e profissionais responsáveis por arquivos fundamentais a investigação realizada no centro.

O CIDEHUS inicia hoje, e prolonga até ao final da semana, a publicação de um conjunto de textos com os quais pretende assinalar o Dia Internacional dos Arquivos.

Este conjunto reúne reflexões diversas que vão desde o equacionar dos desafios que se colocam, hoje em dia, aos arquivos, tanto em Portugal como em outros espaços como é o caso de Angola e de Cabo Verde, aos relatos feitos na primeira pessoas, por jovens investigadores, sobre a experiência do trabalho em arquivo.

Contamos para tal com a colaboração de investigadores do CIDEHUS, mas também com o contributo de alguns responsáveis de arquivos, com os quais o CIDEHUS se orgulha de colaborar.

Enquanto centro de investigação, que reúne arquivistas e profissionais da área dos arquivos bem como utilizadores, o CIDEHUS procura, desta forma, chamar a atenção para alguns dos problemas que se colocam aos arquivos na gestão e disponibilização dos seus fundos, na ligação com o exterior e, em particular, com os seus públicos.

Comemorar o Dia Internacional dos Arquivos não é, pois, um mero ato institucional. É também uma chamada de atenção para uma área muitas vezes preterida pelas políticas nacionais, esquecida no silêncio que marca a imagem dominante que ainda hoje temos dos arquivos. É também uma forma de comunicar ao exterior a importância central destas instituições na salvaguarda de uma memória e de um património, cuja importância nem sempre é reconhecida.

Hermínia Vasconcelos Vilar

Publicado em 09.06.2020