CALL FOR PAPERS
International Conference | Archives in the Age of Digital Humanities

Está aberta a call for papers para a Conferência Internacional "Archives in the Age of Digital Humanities" que decorrerá na Universidade de Évora, entre os dias 24 e 25 de Outubro de 2018.  

Data limite de submissão: 15. Julho. 2018

 

Uma parte cada vez mais significativa da memória documental actual está a ser digitalizada nos sistemas de Tecnologias de Informação (TIC) de empresas privadas e instituições públicas, em servidores conectados à rede global, assim como nos nossos computadores e dispositivos móveis. Ao mesmo tempo, os arquivos herdados do passado são submetidos a processos de conversão digital e tornam-se cada vez mais acessíveis através da Internet. Discutir a relação entre investigação histórica, fontes e meios digitais significa confrontar-se com uma dinâmica de acesso a informações em rápida mutação, rastreando algumas linhas de possíveis críticas das fontes digitais capazes de fornecer ao historiador, e não apenas, ferramentas de análise e interpretação essenciais para enfrentar as complexas estratificações tecnológicas, culturais e sociais da nova era digital.

Aceitam-se propostas que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos:

  • A digitalização dos arquivos de entidades públicas e privadas: limites, perspectivas, repercussões da revolução tecnológica sobre e para o estudo das ciências sociais e humanas;
  • Métodos e técnicas de digitalização e preservação digital: como digitalizar diferentes documentos e organizá-los em arquivos digitais; construção de arquivos e plataformas digitais; preservação, curadoria e obsolescência dos arquivos digitais;
  • O impacto da informação nascida em formato digital: reflexão sobre os arquivos de documentos que já nascem em formato digital; utilização das fontes nascidas em digital pelas diversas comunidades científicas e sociedade civil; as redes sociais como fontes para o estudo do tempo presente;
  • Uso público do arquivo digital: novas abordagens historiográficas sobre como o impacto dos arquivos digitais nas humanidades e ciências sociais; os usos dos arquivos digitais e as novas formas de fazer pesquisa; impacto dos arquivos digitais na academia e na sociedade civil; reflexões sobre a interpretação e manipulação de documentos digitais.

A selecção das propostas será realizada pelos membros da Comissão Científica, sendo orientada pelo objectivo de garantir o máximo de qualidade, relevância e originalidade dos trabalhos e tendo também em conta o mérito científico curricular do(s) proponente(s).

As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto com o máximo de 500 palavras (em português, espanhol ou inglês). Os proponentes deverão juntar uma nota biográfica de 200 palavras, indicando a sua filiação institucional e um email para contacto.

As propostas devem ser enviadas, em formato word, para o seguinte endereço: digitalarchiveconference@gmail.com

Para mais informações sobre inscrições e envio de propostas consulte o site do encontro, aqui

Publicado em 21.05.2018