Frontispício do livro do tombo da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo feito 1745. Desenhado a pena por Fr. Veríssimo de Vila Nova da Província da Piedade
Projecto de salvaguarda do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo

Ficou concluída em Junho de 2015a implementação do projecto O Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo: salvaguarda de uma memória histórica assistencial, um dos vencedores da edição de 2014 do concurso da Fundação Calouste Gulbenkian para apoio financeiro para Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais.O Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ) foi parceiro neste projecto cuja proposta, concepção e implementação foi da responsabilidade de Fátima Farrica e que resultou de uma cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo.

Com documentos produzidos entre o séc. XVI e o séc. XX o arquivo integra documentação de outras instituições assistenciais onde se destacam o Instituto de Piedade e Beneficência e a Comissão Municipal de Assistência.

A intervenção permitiu a organização, a inventariação e o acondicionamento da documentação existente e a disponibilização do seu inventário na base de dados FUNDIS (Fundos Documentais de Instituições do Sul), acessível no site do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora em fundis.cidehus.uevora.pt.

Da equipa proponente da candidatura à Fundação Gulbenkian fizeram ainda parte Laurinda Abreu, Rute Pardal, Maria da Graça David de Morais e Mafalda Soares da Cunha, membros do CIDEHUS-UÉ.

Publicado em 08.09.2015