Curso Livre: Língua Árabe: Introdução à escrita, sons e caligrafias

Objetivos:

A língua árabe está cada vez mais presente nos órgãos de comunicação social e a sua caligrafia destaca-se do scipt usados nos países ocidentais. Tendo a Universidade de Évora uma mais longas tradições no ensino desta língua, havendo no Alentejo vários exemplos de lápides escritas em Árabe e existindo várias centenas de vocábulos na nossa língua, pretende-se dar os primeiros passos no domínio desta língua, associando aspectos teóricos com outros eminentemente práticos.

Assim, pretende-se dar o conhecer o “alfabeto” árabe, as características singulares da sua escrita – e de outras línguas semitas -, treinar os sons – em alguns casos únicos – deste idioma e iniciar o aluno na riqueza artística das suas variantes caligráficas. O aspecto caligráfico será ilustrado com exemplos de inscrições existentes em monumentos e em livros, mas será pedida participantes uma atitude activa, dado que se pretende que produzam, no final, uma cartela com o seu nome (ou outro à sua escolha), em caracteres arábicos.

+ informações

De 05.07.2016 a 08.07.2016