Serviços de referência em arquivos definitivos

A próxima sessão do Entre Arquivos é já no dia 13 de Fevereiro sobre a temática do serviço de referência em arquivos definitivos, proferida pelo Dr. Paulo Tremoceiro.

A entidade parceira que acolhe a sessão é a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

Está, desde já, convidado(a) a participar.

Resumo da conferência

A comunicação versará sobre a importância do Serviço de Referência em Arquivos Definitivos, nomeadamente sobre o trabalho desenvolvido no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. “Porto de entrada” das inúmeras solicitações que acorrem diariamente ao Arquivo, de forma presencial ou remota, o Serviço de Referência é igualmente “porto de saída”, para a resposta a solicitações cuja documentação / informação se encontra em outros Arquivos, ou Serviços de Informação em geral.

Procurar-se-á reflectir sobre o perfil do Técnico de Referência, dando conta das dificuldades que se lhe colocam diariamente, em particular com a deficiência de instrumentos de pesquisa existentes ou as debilidades infraestruturais, bem como com o pouco conhecimento revelado sobre a forma de organização do Arquivo e a necessidade de formação dos utilizadores que acorrem ao mesmo.

A par da salvaguarda e da protecção dos documentos, o Serviço de Referência inclui inerentemente a ideia de serviço público, alargando a sua área de resposta a um público cada vez mais diversificado.    

Nota biográfica

Paulo Tremoceiro é Chefe de Divisão de Comunicação e Acesso do Arquivo Nacional Torre do Tombo (ANTT) desde Junho de 2007.

Dentro das suas competências, é responsável pelo Gabinete de Leitura Pública e Referência, e pelo Gabinete dos Depósitos.

Desde 1989 a 2007, esteve integrado na Divisão de Arquivística tendo procedido, entre outros, à descrição dos seguintes fundos documentais: Ministério do Reino, Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça e Secretariado Nacional de Informação.

 

Em 13.02.2016
15:00 l Junta de Freguesia de São Brás de Alportel
Anexos