Alqueva, Paisagem como tema

O Museu da Luz, em parceria com o Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora, inaugura na próxima 4ª feira, dia 24 de Abril, pelas 17 horas, a exposição ALQUEVA, PAISAGEM COMO TEMA.

Esta exposição, resultado dos trabalhos de projeto dos alunos do mestrado em arquitetura da universidade de Évora, identifica e reaproveita estruturas agrárias em desuso, como é o caso de ‘montes’, sugerindo novos usos: hotéis, centros de interpretação do ambiente, centros de investigação e arqueologia, unidades experimentais de agricultura, entre outros.

O surgimento da albufeira de Alqueva, o maior lago artificial da Europa Ocidental, alterou de uma forma profunda não só a paisagem, mas também as vivências dos lugares e as suas expectativas, gerando novas oportunidades de observação, nomeadamente ao nível da intervenção arquitetónica e territorial.

Reinventar espaços e utilizações é o objetivo, estabelecendo vínculos entre o passado e o presente, com a ambição de tornar a forma de habitar e construir mais sustentável, num total de 10 propostas de intervenção, selecionadas entre 40 lugares inicialmente analisados.

A exposição tem como comissários os arquitetos professores Pedro Pacheco, Rui Mendes, João Rocha e Pedro Oliveira e estará patente ao público até ao próximo dia 30 de junho.

De 24.04.2013 a 30.06.2013
17:00 l Museu da Luz