CIDEHUS recebe a investigadora María Grove-Gordillo
No dia 8 de outubro de 2025, o CIDEHUS da Universidade de Évora recebeu a investigadora María Grove-Gordillo (Universidade de Bamberg) para uma conferência/aula aberta intitulada “Las cuentas de aduanas de Londres y sus posibilidades para el estudio del comercio anglo-portugués (1380-1560)”.
Especialista em história económica da época tardo-medieval e moderna, María Grove-Gordillo apresentou uma análise da estrutura do sistema fiscal do porto de Londres entre os séculos XIV e XVI, das fontes disponíveis nos Arquivos Nacionais Britânicos (The National Archives, Kew, Londres) e dos detalhes de um dos conjuntos documentais mais relevantes para a história do comércio: os London Customs Accounts (registos da alfândega de Londres).
O estudo de caso apresentado centrou-se no comércio anglo-português no final da Idade Média. Através de uma base de dados em construção, a investigadora mostrou exemplos concretos de navegação comercial entre portos portugueses e Londres. Estas fontes inglesas representam um contributo decisivo para colmatar a ausência de registos alfandegários em Portugal durante os séculos XIV e XV.
Esta investigação integra-se no projeto anglo-alemão “Unlocking Upcycled Medieval Data: North Sea Networks, People, and Commodities in the London Customs Accounts 1380-1560”, coordenado por Werner Scheltjens (Otto-Friedrich-Universität Bamberg) e Justin Colson (Institute of Historical Research, Londres). O projeto tem como objetivo transformar a monumental edição de 45 volumes de fontes primárias publicada por Stuart Jenks numa base de dados online e pesquisável. Trata-se de uma investigação que articula história e humanidades digitais, com o intuito de criar ferramentas e desenvolver métodos que contribuam para o avanço da historiografia europeia.
A sessão foi organizada por Flávio Miranda (CIDEHUS, UÉvora), no âmbito do ciclo de sessões “Fontes de Arquivos Estrangeiros para o Estudo da História de Portugal”.
Assista ao VÍDEO da sessão


