Itinerância da Exposição “Moinhos do rio Degebe – História e Memórias”
Enquadrada no Projeto “Vamos Salvar os Moinhos do Rio Degebe” a Itinerância da Exposição “Os Moinhos do Rio Degebe – História e Memórias” às povoações de S. Manços, Vendinha, Nossa Senhora de Machede, pretende sensibilizar para a recuperação deste património, dando-lhe novas valências de carater cultural e turístico.
Este projeto é desenvolvido pela ASSP – Associação de Solidariedade Social dos Professores com o apoio do CIDEHUS e consiste na itinerância da exposição dos moinhos do rio Degebe que esteve patente na Praça do Sertório, junto à Câmara Municipal de Évora em 2021, e que vai agora percorrer as freguesias ribeirinhas onde pertencem os moinhos. Dando assim continuidade ao Projeto Nº 251 do OPP 2017, coordenado por Francisca Mendes, colaboradora do CIDEHUS e executado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo em parceria com o CIDEHUS da Universidade de Évora.
A primeira freguesia a receber a Exposição foi São Manços no passado dia 13 de julho às 18h. Segue-se a Vendinha no dia 10 de agosto e Nossa Senhora de Machede dia 31 de agosto.
A itinerância da exposição nas freguesias de Monte do Trigo e Amieira ficará agendada para o início do próximo ano.