Investigação
Projeto Estratégico
Para 2024-29, o CIDEHUS reafirma o seu compromisso de investigar as regiões do Sul, como áreas fulcrais para os estudos interdisciplinares. Terá como enfoque nuclear os tópicos: Diversidade e Mudanças.
O conceito de Sul com o qual trabalha abrange territórios que vão de Portugal ao Sul da Europa, atravessando o Mediterrâneo e outras regiões meridionais historicamente ligadas a Portugal. Trata-se de um espaço de fenómenos extremos, fruto de uma complexa urdidura histórica. Sedimentou-se esta última ao longo do tempo, através de interações moldadas por dinâmicas políticas, intercâmbios religiosos, migrações, impérios e colonizações, e pela disseminação de culturas. Esses contactos geraram diversidade, que nem sempre foi bem aceite, e hoje constitui um desafio quotidiano para diferentes atores sociais, incluindo os investigadores.
Estudar estas problemáticas constitui o nosso desafio e está em sintonia com a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural (2001), os princípios da Convenção sobre a Diversidade das Expressões Culturais (2005), a Convenção de Faro (2005) e a Agenda 2030 da ONU.