Exposição ‘Antonio Beato. Ritorno a Veneza’ com curadoria de João Rocha
Com a curadoria de João Rocha, docente do Depto de Arquitetura da Escola de Artes da UÉvora e membro do CIDEHUS, e de Marco Ferrai, da Università Iuav di Venezia, a exposição Antonio Beato. Ritorno a Veneza ilustra a trajetória fotográfica deste fotógrafo italiano do séc XIX.
Com inauguração a 14 de Outubro no Museu Fortuny em Veneza, é o resultado de uma parceria entre a Fondazione Musei Civici di Venezia, com o Iuav e mais recentemente com a UÉvora.
A pesquisa que conduziu à presente exposição iniciou-se em 2021 com uma investigação dos curadores, que (re)descobriram um conjunto significativo de fotografias de António Beato e de outros fotógrafos da época em dois álbuns fotográficos do séc. XIX nos arquivos da Fondazione Musei Civici di Venezia.
Estas fotografias constituem agora o núcleo principal da exposição, que com o objetivo de proporcionar uma visão histórica mais ampla, beneficiou de empréstimos de outras catorze instituições italianas e internacionais, onde se destacam: The Getty Research Institute, Los Angels; The Metropolitan Museum of Art, New York; The National Gallery of Art, Washington; a Fondazione Alinari per la Fotografia, Firenze; O Museo Egizio, Torino entre outras.
A exposição, que conta com o alto patrocínio da Embaixada de Portugal em Itália, poderá ser visitada até 12 de Janeiro de 2026.
