O XII Encontro Rural RePort — Rede de História Rural em Português — junta investigadores que concebem o estudo dos territórios e das sociedades rurais na longa duração.
A exposição itinerante “Boers de Angola, 1957” é constituída por um conjunto de 27 fotografias de Manuel Viegas Guerreiro (1912-1997), etnólogo, antropólogo e pedagogo do séc. XX.
Em 1884, Teófilo Braga publicou um ensaio sobre a importância que as celebrações de centenários literários tinham adquirido na configuração das identidades políticas modernas. Escritores, obras consagradas no cânone nacional e movimentos literários formavam “sínteses afetivas” do ser nacional, que se expressavam no ritual cívico das comemorações. Estas, ao mesmo tempo, eram expressão das transformações […]
Com José Manuel Brandão (HTC - polo NOVA FCSH do CEF da Universidade de Coimbra). Organisation MEM-TPTI-Techniques, Patrimoine, Territoires del’industrie: histoire, valorisation, didactique Support CIDEHUS/UÉvora
No dia 21 de novembro de 2024, o projeto InMAP - Memórias e Arquivos: Mapear o (In)tangível será apresentado na Universidade de Évora, a partir das 14h30, na Sala 124 do Colégio do Espírito Santo. A sessão inclui uma conferência intitulada “Entre o Tangível e o Intangível: Acessibilidade e Documentação do Património Imaterial nas Instituições de Memória”, de Alexandre Matos, Investigador do CITCEM.
O Colóquio Internacional Água e Território no Sul da Europa em Perspectiva Histórica tem como objetivo abordar o tema da água na Europa do Sul a partir de várias temáticas. Assim, serão abordados temas como: o papel do Estado e das comunidades na gestão da água; as políticas hidráulicas do franquismo; a gestão da água […]
Com Luís Miguel Duarte (Universidade do Porto). Conferência no âmbito da série de conferências "Histórias com Historiadores".
Coordenação: Flávio Miranda (U. Évora, CIDEHUS) | Organização: Flávio Miranda, André Madruga Coelho, Hermínia Vilar, Fernando Branco Correia
Este encontro científico visa promover um diálogo interdisciplinar centrado no(s) património(s) mediterrânico(s), nas agendas e nas políticas euro-mediterrânicas para a sua salvaguarda e valorização, como forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Cookies.
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.