Lançamento online da obra póstuma de Trevor J. Dadson
OnlineA apresentação do livro será feita pelo Professor Doutor Fernando Bouza (Professor Catedrático da Universidad Complutense de Madrid).
A apresentação do livro será feita pelo Professor Doutor Fernando Bouza (Professor Catedrático da Universidad Complutense de Madrid).
Seminário "Relíquias entre papéis: documentar a intermediação curial ibérica na Roma papal", com Antonio J. Díaz Rodríguez (Universidad de Córdoba).
Participação de Antónia Fialho Conde, investigadora integrada do CIDEHUS, com a comunicação "La présence de la musique dans le quotidien monastique de S. Bento de Cástris (Évora): d'espace identitaire à la transition vers la modernité".
2.ª Sessão: "João Guilherme Faria da Costa (1906-1971)", proferida por Jorge Nunes (FA - ULisboa - CIAUD)
O evento contará com uma mesa de abertura e intervenções de investigadores do CIDEHUS (UÉvora) e ARTIS-IHA (ULisboa) e irá abordar os múltiplos desafios e potencialidades associados à valorização do património cultural e industrial do mármore na região do Alentejo.
Este evento promove o diálogo entre investigadores, decisores políticos da UE, profissionais e organizações da sociedade civil para abordar os desafios e oportunidades emergentes no domínio da democracia digital e da desinformação.
O encontro contará com as comunicações de Rachel LALANDE (Responsável das colecções arqueológicas, Centro dos Monumentos Nacionais – Château de Vincennes, Paris - França) e de Samira Arous OUSLATI (Curadora-chefe do património – Responsável pela gestão administrativa da Inspeção Regional do Património no Sul do Sahel, Museu Arqueológico de Sfax, Tunísia).
Colaboração com a Universidad de Málaga e Universidad de Jaén.
Docente responsável: Ana Luísa Vilela. Destinatários: doutorandos e mestrandos.
3.ª Sessão: "Raúl Tojal (1899-1969) e Manuel Coutinho de Carvalho (1922-2008)", proferida por Maria Luís Resende (FA - ULisboa - CIAUD).
Coordenação de Flávio Miranda (U.Évora, Departamento de História, CIDEHUS) e Ana Ribeiro (U.Évora, CIDEHUS). Um evento do CIDEHUS e do Mestrado em História da Universidade de Évora.
Ciclo de conferências realizadas no âmbito das comemorações dos 550 anos da criação da baronia de Alvito.