TRANSCULTURAL | História, Arqueologia e Antropo-biogeoquímica da população medieval em Portugal (sécs. X-XIV). Cultura, identidades e interculturalidade descodificadas pelo estudo da dieta e da mobilidade

POCI-01-0145-FEDER-031599

Descrição:

O projeto apresenta uma abordagem transdisciplinar abrangente para compreender a organização socioeconómica das populações muçulmana e cristã no Portugal Medieval, através da investigação da sua dieta e da mobilidade.

A chave para a realização dos objetivos da investigação está na especialização da equipa de trabalho, igualmente composta por investigadores das Humanidades (historiadores e arqueólogos) e das Ciências Naturais (antropólogos, um antropo-biogeoquímico, químicos, um geólogo e um zooarqueólogo).

A equipa selecionou necrópoles medievais do Centro e do Sul de Portugal , consideradas de especial interesse no que concerne ao período de utilização e à presença de diferentes grupos e dicotomias. Dieta e mobilidade serão estudadas usando a composição biogeoquímica dos esqueletos humanos enterrados .

Como as preferências alimentares se baseiam tanto na ideologia quanto na disponibilidade de víveres, se se conhecerem os recursos ambientais disponíveis para essas populações do passado, será possível, através do estudo das suas práticas alimentares, entender a ideologia por detrás dos comportamentos culturais. Os hábitos alimentares são geralmente regidos por fatores socioeconômicos, como idade, status  social e crenças. Além disso, as informações relativas à mobilidade fornecerão uma imagem das relações entre os indivíduos.

As questões abordadas neste projeto são fundamentais, especialmente nos dias de hoje, quando grandes transformações sociais estão a ocorrer dentro de um contexto de globalização socioeconómica, onde religião, identidades e fronteiras constituem as principais questões políticas.

Parceiros:  Universidade de Coimbra, Universidade de Évora e Universidade do Algarve

Investigadores do CIDEHUS:  Hermínia Vilar, Filomena Barros, Fernando Branco Correia

Financiamento:  Portugal 2020/SAICT

Duração:  2018-2021