UNIMED - União de Universidades do Mediterrâneo

A UNIMED, União de Universidades do Mediterrâneo, criada em Outubro de 1991, é uma associação de universidades dos países da bacia do Mediterrâneo.

Conta com 112 universidades de 23 países de ambas as margens do Mediterrâneo (dados atualizados em Junho de 2018)

A UMIMED pretende desenvolver investigação e educação na área Euro-Mediterrânea, de maneira a contribuir para a cooperação científica, cultural, social e económica.

Atua em diferentes campos científicos e a imagem que melhor define esta associação é a da universidade sem fronteiras .

A UNIMED tem por objectivos:

-   Promoção da dimensão internacional das universidades ;

-   Planeamento e captação de recursos para atividades ;

-   Promoção de mobilidade Euro-Mediterrânea  para estudantes, investigadores e pessoal académico;

-   Assistência técnica  para avaliar a qualidade no ensino universitário ;

-   Criação de subnetworks temáticas  para uma maior cooperação cientifica em áreas especializadas;

-   Organização de encontros, discussões, seminários e mesas-redondas a nível nacional e internacional;

-   Promoção de formação  para pessoal académico e administrativo das Universidades, em especial para funcionários dos gabinetes de relações internacionais .

Através de variadas iniciativas desenvolvidas ao longo de duas décadas, a UNIMED promoveu a colaboração entre universidades do Mediterrâneo, tornando-se uma referência internacional na cooperação universitária.

Website: http://www.uni-med.net/en/