RBev – Rede de Bibliotecas de Évora

Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV) tem a dimensão da Cidade: se considerada a sua composição é uma referência na área das bibliotecas. Envolve várias valências da Universidade de Évora, a Câmara Municipal de Évora e as escolas públicas de todos os níveis e graus de ensino.

Define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando o desenvolvimento da ligação entre as escolas as instituições de ensino superior e a autarquia.

Esta estrutura procura otimizar atividades e recursos através de uma parceria efetiva que se concretize na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas.

Segue uma política coordenada de aquisições e de promoção do empréstimo interbibliotecas que assenta na observância de princípios técnicos uniformizados, na qual a plataforma tecnológica tem um papel relevante.

A constituição de uma rede concelhia de bibliotecas foi iniciada em 2006 com a formação do Fórum das Bibliotecas de Évora (FORBEV), sob a égide da Biblioteca Publica de Évora.

Esta iniciativa teve continuidade com o projeto BIBCOM, prémio Ideias com Mérito 2008, atribuído pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) à Escola Secundária Gabriel Pereira e aos Agrupamentos com sede nas Escolas André de Resende, Santa Clara e Conde de Vilalva.

Com o fim da vigência do projeto BIBCOM, em 2010, foi constituída uma rede concelhia que, para além das bibliotecas fundadoras, integrou as as restantes bibliotecas escolares do concelho. Coube a este projeto, com o indispensável apoio da RBE, criar as condições para o lançamento RBEV e para a constituição do catálogo concelhio.

Em 2012, com o decisivo impulso dado pela Universidade de Évora, foram garantidos os meios e os recursos indispensáveis para a criação do portal Web, para o alojamento do catálogo e para o desenho do dispositivo de formação.

Membros: Fernando Gameiro (coordenador)

Link: http://www.rbev.uevora.pt/Rede