Exposição 'Estrela Faria Reencontro' é inaugurada em Évora, no dia 4 de fevereiro

A mostra, composta por dois polos expositivos, será inaugurada no próximo dia 4 de fevereiro, pelas 16.30h, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos e pelas 17.00h, na Biblioteca Pública de Évora (BPE).

A curadoria está a cargo dos investigadores Fernando Luís Gameiro (CIDEHUS) e Joana d’Oliva Monteiro (IHA/FCSH/UNL).

A organização do evento foi assegurada pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS) e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Biblioteca da Escola Secundária Gabriel Pereira e da Biblioteca Pública de Évora.

Na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, apresentar-se-ão obras que evidenciam as características polifacetadas da artista: pintora, professora, decoradora, ilustradora, cenógrafa, vitrinista. Este polo conta com obras provenientes de coleções privadas e de instituições públicas, casos do Museu Nacional do Teatro e da Dança e do Museu Nacional do Azulejo. Na Biblioteca Pública de Évora, será exibida uma viagem iconográfica que documenta a trajetória da artista, um núcleo com livros ilustrados por Estrela Faria e periódicos que testemunham a sua colaboração na imprensa especializada.

Natural de Évora, Estrela da Liberdade Alves Faria (1910-1976) destacou-se como pintora do chamado Segundo Modernismo. O seu percurso académico foi invulgar para o seu género e tempo. Considerando a sua extração social, a trajetória que desenhou ao longo da sua vida profissional constitui um bem-sucedido caso de mobilidade.

Este percurso e o seu talento contribuíram para a sua integração na elite cultural de Lisboa. Na capital, participou em projetos coletivos de grande impacto, por exemplo na Exposição do Mundo Português (1940). A título individual, conquistou galardões de prestígio, como foi o caso do prémio Columbano (1946). Em Évora, executou trabalhos marcantes com destaque para a decoração do Palácio da Justiça (1963).

Exposição patente de 4 de fevereiro 2023 a 5 de maio 2023

Publicado em 03.02.2023