Dia dos Monumentos e Sítios 2021 – PROGRAMAÇÃO CIDEHUS

Passados Complexos: Futuros Diversos é o tema do Dia dos Monumentos e Sítios 2021. O CIDEHUS responde ao desafio com webinários e vídeos entre os dias 16 de 20 de Abril, que serão transmitidos no Facebook e YouTube.

Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal promove no próximo 18 de Abril Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021. Celebrar esta efeméride tem como finalidade promover a reflexão de uma abordagem crítica ao universo dos patrimónios.

Passados Complexos: Futuros Diversos é o tema deste ano e convida-nos a analisarmos o passado e o património material e imaterial enquanto herança e referência da nossa identidade. Igualmente dá nos a oportunidade para planearmos um futuro mais solidário e mais inclusivo, sensibilizando comunidades e públicos, reforçando laços identitários e criando novas oportunidades - alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores de sociedades plurais.

 

O CIDEHUS responde ao desafio com webinários e vídeos sobre paisagens ambientais e sonoras, esculturas conhecidas em museus e escondidas em edifícios, patrimónios materiais e imateriais, dando-nos a conhecer parte da rica diversidade do que chamamos “património”. Entre os dias 16 de 20 de Abril, no Facebook do CIDEHUS ou YouTube será possível acompanhar estas sessões.

 

 

  • 18/04/2021 – 11h e 17h – Exibição do vídeo Figuras ocultas no passado renascem no presente: As esculturas de Évora (1830-1930), promovido pela investigadora María Zozaya. Acompanhe em  Facebook do CIDEHUSYouTube do CIDEHUS.

 

  • 18/04/2021 – 12h e 18h – Exibição do vídeo Uma anta-capela, um olhar antropológico e um passeio de mota, promovido pelo investigador José Rodrigues Santos. Acompanhe em  Facebook do CIDEHUSYouTube do CIDEHUS.

 

  • 18/04/2021 – 13h e 19h – Exibição do documentário Muralhas de Évora, promovido pelo CIDEHUS, com o investigador Fernando Branco. Acompanhe em  Facebook do CIDEHUSYouTube do CIDEHUS.

 

  • 20/04/2021 – 16h PT | 14h CV – Webinário Sítio Patrimonial da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde), coordenado pelo investigador José Filipe Silva. Acompanhe em  Facebook do CIDEHUS posteriormente disponibilizado no YouTube do CIDEHUS.

 

Publicado em 14.04.2021