CIDEHUS integra o primeiro e único laboratório colaborativo na área do Turismo do País

O KIPT é um Laboratório Colaborativo pretende contribuir para melhorar a situação social dos trabalhadores do Turismo, promovendo e valorizando a profissão numa abordagem inclusiva, recompensadora e conciliadora.

No dia 23 de março, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) atribuiu ao KIPT (Knowledge to Innovate Professions in Tourism) o título de Laboratório Colaborativo (CoLAB). O KIPT é o primeiro e único laboratório colaborativo na área do Turismo, que integra agora a ainda pequena rede de instituições de investigação e transferência de tecnologia que propõem aproximar as empresas e a academia.

O KIPT pretende contribuir para melhorar a situação social dos trabalhadores do Turismo, promovendo e valorizando a profissão numa abordagem inclusiva, recompensadora e conciliadora.

A situação social atual da força de trabalho humana no Turismo, as fracas perspetivas de carreira, os baixos salários, o desequilíbrio entre a vida profissional e familiar, o preconceito e a discriminação, mecanismos de inclusão e equidade deficientes e falta de inclusão e equidade, são alguns dos problemas que consensualmente assumidos, carecem de soluções urgentes. A estes problemas acresce toda a precariedade que a pandemia trouxe ao setor e, aos seus trabalhadores.

Dada a situação atual e a necessidade de preparar o setor para um futuro mais resiliente e sustentável justifica um plano de ação suportado em três cenários que antecipam os estágios de recuperação que o turismo enfrentará, por certo: Numa primeira fase estão previstas ações de sobrevivência e resiliência, numa segunda fase recuperação suportada em inovação e empreendedorismo e numa terceira perspetiva-se a transformação digital do sector.

Um plano de ação que se desenvolve em torno de três eixos estratégicos: conhecimento, emprego e competitividade sustentável e cinco áreas de desenvolvimento cruciais: informação, formação e educação, carreira e competências, certificação, qualidade e sustentabilidade, inovação e empreendedorismo, para dar resposta aos problemas do setor no geral e, em particular da mão de obra do setor.

Com abrangência geográfica nacional, O KIPT que nasce agora por iniciativa da Universidade Europeia Faculdade de Turismo e Hospitalidade (entidade proponente) conta com uma liderança conjunta da Universidade do AlgarveUniversidade de Évora (sendo o CIDEHUS um dos centros de Investigação da UÉvora integrados no consórcio), Cooperativa de Formação e Animação Cultural - CRL, Universidade Lusófona,  Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Bragança, UNIAUDAX – Centro de Empreendedorismo e Inovação ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Turismo do Centro; Município de Loulé; Algardata, Sistemas Informáticos, SA; Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; SGS Portugal; Salmor – Sociedade de Investimentos Hoteleiros, SA. – Pestana Hotel Group; Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, SA; HOTI STAR- Portugal Hotéis, SA; Media Invest MITG LDA; Prizmakat Lda; BLue Geo LIghthouse, Lda; Logical Safety S.A; UPSTREAM – Valorização do Território, S.A.

Com uma abrangência geográfica alargada a todo o território nacional e um capital social que integra 20 entidades ligadas à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à governação turística, aos sistemas de informação, à certificação, à hotelaria e restauração, à operação, às agências de viagens, à sustentabilidade e à inovação e empreendedorismo, o KIPT congrega saberes e na grande maioria das áreas do sistema turístico nas diferentes geografias do país.

Os Laboratórios Colaborativos consolidam conhecimento e investigação numa estreita relação entre as instituições da Ciência, tecnologia e ensino superior e os agentes do sector, contribuindo assim para a criação de emprego científico e qualificado. Concretizam agendas de investigação e inovação que, no caso deste CoLAB alicerça-se na Agenda de Investigação e Inovação para o turismo e hospitalidade desenvolvida pela FCT.

KIPT que brevemente será constituído, não poderia ser mais oportuno, planear uma recuperação resiliente e sustentável será o mote para encetar os trabalhos do CoLAB.

Publicado em 29.03.2021