Filomena Barros (1958-2021) Na História como na vida. Até sempre!

O CIDEHUS assinala o falecimento da investigadora Filomena Barros.

Filomena Barros (1958-2021) Na História como na vida. Até sempre!

E foi assim, subitamente, que a Filomena partiu, num triste entardecer de Inverno. Deixou-nos sem aviso, demonstrando a todos a efemeridade da vida e a importância de a vivermos em harmonia e com um sorriso nos lábios, que estava sempre presente nos dela. Dizem-nos os livros que dos fracos não reza a História: e é para uma mulher forte, lutadora, que estas palavras são dedicadas.

A sua partida significa uma perda imensa para a História medieval em Portugal, particularmente na problemática das minorias étnico-religiosas, que acompanhou com paixão, sem algemas cronológicas, ao tratar também dos mouriscos, já em Quinhentos. Historiadora de corpo inteiro, de alma e coração, apostava na investigação comparativa, também da realidade judaica e das suas especificidades em Portugal, centrando a sua análise na questão das identidades (e seu dinamismo no tempo e nos espaços), sempre numa perspetiva plural, interrogando os testemunhos dessas comunidades.

Com um trabalho de projeção internacional, reconhecido por todos, a Filomena que  fazia parte do nosso quotidiano nos corredores da Universidade de Évora e que com a sua boa disposição contagiante nos fazia acreditar que sim, que vale a pena viver, investigar, trabalhar com os alunos, ter amigos e não apenas colegas, deixou-nos. E deixa-nos, no CIDEHUS, um vazio e uma saudade imensas, num lugar que será sempre seu, ao construir para Portugal, e para o Sul, uma escola do fazer da História que os seus alunos e colegas sempre lembrarão.

Em cada linha que escrevermos, em cada sessão com os nossos alunos, em cada documento em que encontremos referência aos temas da tua paixão, lembrar-te-emos e contigo partilharemos, onde quer que estejas, uma imensa gargalhada que ecoe pelos claustros de Universidade de Évora para que sejas sempre lembrada.

Até, sempre, Filomena!

O texto acima foi escrito pelas investigadoras do CIDEHUS Antónia Conde e Olga Magalhães.

Algumas médias noticiaram o falecimento da investigadora Filomena Barros:

Publicado em 09.03.2021