Gerardo Gonçalves é investigador do CIDEHUS e participou do programa 90s de Ciências

A investigação realizada no CIDEHUS novamente está em pauta no programa 90s de Ciência, agora na voz do investigador Gerardo Gonçalves. Para ouvir carregue aqui.

O investigador do CIDEHUS Gerardo Gonçalves é o responsável pelo projeto de investigação em Arqueologia que teve como objetivo a contextualização e a valorização da Necrópole Medieval das Touças em São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa.

Este local é um sítio arqueológico de relevo importante no contexto da arqueologia medieval. Segundo o investigador, este foi o primeiro sítio arqueológico onde foi detetada toda a cadeia operatório de produção e construção de sarcófagos medievais, desde o corte da pedra na pedreira histórica existente local, até ao transporte da mesma para um o local onde os sarcófagos eram construídos.

 

Este sítio recua até à época pré-romana, pois existem lá imensos vestígios dessa época, sobretudo pedras fincadas. Também identificámos durante as escavações indícios materiais de uma antiga capela dedicada a Santa Maria de Hermes, que porventura só pelo nome já indica uma antiguidade associada ao período romano”.

 

Para ouvir a participação do investigador Gerardo Gonçalves no programa 90segundos de Ciência, carregue aqui.

Publicado em 01.02.2021