PISTA – Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo

O projeto PISTA visa a transferência de conhecimento para os agentes do sector, no domínio do turismo sustentável. De modo a potenciar a valorização económica do conhecimento enquanto elemento estruturante dos processos de inovação e, consequentemente, estimular maior competitividade do cluster do turismo regional.

O CIDEHUS, através do seu Laboratório de Turismo, recebeu a aprovação da candidatura apresentada ao Concurso - Sistemas do Conhecimento Científico e Tecnológico, no domínio da Competitividade e Internacionalização ao abrigo do Programa Alentejo 2020, para financiamento do projeto PISTA – Partilha de Informação sobre sustentabilidade do Turismo no Alentejo

Desde 2010 que a equipa de investigadores da área do Turismo da Universidade de Évora, tem vindo a produzir resultados decorrentes do conjunto de trabalhos e iniciativas já desenvolvidos em vários projetos de investigação e de extensão à comunidade. O projeto PISTA assume-se, então, como a continuação necessária do trabalho desenvolvido, para que o conhecimento técnico-científico produzido seja transferido para os agentes do território e se consubstancie em acréscimo de valor na economia regional.

PISTA surge nesta conjuntura para contribuir na vertente de transferência de conhecimento (produzido pelo sistema de I&I regional) para os agentes do sector, no domínio do turismo sustentável. Este projeto pretende contribuir para potenciar a valorização económica do conhecimento enquanto elemento estruturante dos processos de inovação para alcançar melhores resultados e, consequentemente, estimular maior competitividade do cluster do turismo regional.

A execução do PISTA não só permitirá atingir este importante objetivo a curto prazo, como será uma mais valia para que o ASTO (Alentejo Sustainable Tourism Observatory), estrutura que se encontra sedeada na UÉvora e sob coordenação científica do CIDEHUS/Laboratório de Turismo que resulta de uma parceria com o Turismo de PortugalTurismo do Alentejo, ERT e Institutos Politécnicos de Portalegre e Santarém, possa prosseguir com outras atividades promotoras do turismo sustentável no Alentejo, junto do cluster turístico regional, tal como assumido no âmbito da rede internacional INSTO-UNWTO (International Network of Sustainable Tourism Observatories – United Nations World Tourism Organization).

Publicado em 23.07.2020