VISÃO HISTÓRIA: Pestes e Epidemias em Portugal

A edição de Abril 2020 da revista VISÃO História é dedicada ao tema das epidemias e pestes em Portugal. A publicação conta com um conjunto de textos de investigadores portugueses, entre os quais Laurinda Abreu e André Silva, investigadores do CIDEHUS-UÉ.

A revista VISÃO História lança novo número dedicado ao tema das epidemias e pestes em Portugal. A edição, de Abril de 2020, conta com um conjunto de textos de investigadores portugueses, entre os quais Laurinda Abreu e André Silva, investigadores do CIDEHUS-UÉ.

 

Laurinda Abreu assina três textos:

O combate aos surtos na Idade Moderna - Quais as medidas de contenção adotadas contra as frequentes pestes e outras epidemias? Respostas que podem surpreender-nos pela semelhança com o presente.

Terçar armas contra o ‘micróbio’ da cólera - A luta contra esta doença, entrada no período das Lutas Liberais, mobilizou meios militares ao longo de todo o século XIX.

Os lazaretos - Como funcionavam no século XIX os locais de quarentena obrigatória.

 

André Silva participa, na edição, com um artigo:

Peste negra em Portugal - A epidemia terá chegado no verão de 1348 e abalou o País até Fevereiro do ano seguinte. O Norte e o Centro foram as zonas mais afectadas.

 

O acesso aos conteúdos da revista está limitado a assinantes e/ou à compra da versão papel da revista.

Publicado em 29.04.2020