CIDEHUS CIÊNCIA - Narrativas de uma pandemia

Narrativas de uma pandemia... é uma iniciativa dos investigadores do CIDEHUS, coordenada por Sónia Bombico. A página conta com entrevistas, artigos de opinião, notícias e artigos de divulgação científica que cruzam a investigação em História e Ciências Sociais com o mundo actual, desacelerado pela pandemia do novo Coronavírus. 

O pontapé de saída foi dado com a entrevista "Pandemias e quarentenas: quando a história se cruza com o quotidiano", realizada por Sónia Bombico a Francisco Javier Martínez, especialista em História da Medicina e o actual responsável pela Quarantine Studies Network. Também foi publicada a entrevista "A Peste negra no Portugal medieval: a história e a ciência entre o passado e o presente", realizada por Sónia Bombico a André Silva, cujo percurso académico é focado no estudo dos contextos socioculturais e económicos associados à História das Ciências da Saúde, no período medieval em Portugal.

Narrativas de uma pandemia... pretende ser um espaço diverso, na forma e conteúdo. O repto lançado aos investigadores do CIDEHUS tem resultado em entrevistas, artigos de opinião, como os de Maria Isabel Roque e Karina Lucia Garcia, que lançam um olhar sobre o futuro dos museus a partir do contexto desta pandemia que vivemos e vídeos, como "Narrativas de uma pandemia... e a história da carochinha", no qual Cláudia Sousa Pereira traz reflexões sobre a literatura para a infância em época de pandemia.

A página Narrativas de uma pandemia... agrega todo o conteúdo produzido e merece decerto uma visita!

Publicado em 29.04.2020