Narrativas de uma Pandemia
Projecto RENASCER busca alternativas para a retoma da economia

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Évora (UÉ) pretende encontrar soluções para a retoma da economia assentes em evidência histórica e epidemiológica, que permita transformar a incerteza em cálculos de risco.

O projecto, coordenado por Vanessa Duarte, investigadora do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) da Universidade de Évora, reúne investigadores nas áreas do Big Data, Economia, Epidemiologia, Biologia e História.

A ideia passa por “procurar por padrões que não são óbvios nos estudos mais citados, feitos para grandes catástrofes ou grandes economias”, uma vez que, “pequenas variações subtis não são observáveis quando apenas se estuda um fenómeno numa só região”, justifica a investigadora responsável pelo projecto.

Partindo da observação histórica dos impactos de outras grandes epidemias, os investigadores referem que “enquanto verificamos que existe uma necessidade urgente de agir para tratar e prevenir, sabemos que a mudança que está a ocorrer será difícil de prever”, alertam, embora recordem também “que outros choques sistémicos foram profundamente transformadores da sociedade”.

Na área da Economia, para além de Vanessa Duarte, integra a equipa Miguel Rocha de Sousa (CEFAGE e CICP);  na área da História, conta com Maria de Fátima Nunes (IHC-CEHFCi), Laurinda Abreu (CIDEHUS) e Pedro Galinha (Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência). Miguel Ângelo Rodrigues (Universidade do Minho e CICP), Ana Portugal Melo (BioData.pt) e Pedro Pita Barros (UNL-NOVASBE, CEPR)  fazem igualmente parte da equipa de investigação.

 

Leia mais AQUI

 

Publicado em 29.04.2020